As forças armadas dos EUA bombardearam três instalações nucleares iranianas em uma greve histórica contra a República Islâmica.
Os Estados Unidos se juntaram diretamente à campanha de Israel de bombardear o Irã, pois ambos procuram destruir o programa nuclear de Teerã.


Publicando sobre a verdade Social, o presidente Donald Trump disse que os bombardeiros alvejavam os sites de enriquecimento de Fordw, Natanz e Isfahan – tudo essencial para o projeto do dia do juízo final do Irã.
Ele escreveu: “Concluímos nosso ataque de muito sucesso aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordw, Natanz e Esfahan.
“Uma carga útil completa de bombas foi descartada no local principal, Fordow.”
Trump acrescentou que “todos os aviões estão em segurança a caminho de casa.
“Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos”, acrescentou.
Os atentados vêm apenas dois dias depois que Trump disse que decidiria “dentro de duas semanas” se deve se juntar a Ally Ally Israel ao atacar o Irã.
Em um telefonema para Axios, Trump disse: “Tivemos um grande sucesso hoje à noite. Seu Israel está muito mais seguro agora”.
Embora Teerã tenha ameaçado que uma intervenção nos EUA no Oriente Médio fosse “uma receita para a guerra total” na região.
A Agência de Notícias da IRNA estadual do Irã informou no início do domingo que os ataques direcionaram os locais nucleares de Isfahan e Natanz do país.
Irna citou Akbar Salehi, vice -governador de Isfahan, encarregado dos assuntos de segurança, dizendo que houve ataques nos locais. Ele não elaborou.
Outro funcionário confirmou um ataque direcionado ao local nuclear de Fordw, no Irã.
Trump acrescentou em um post posterior que se dirigiria à nação às 22:00 ET, escrevendo: “Este é um momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo. O Irã deve agora concordar em terminar esta guerra. Obrigado!”
As forças armadas dos EUA usaram seus bombeiros B-2 para derrubar seis GBU-57 Penetrador de Ordenanças Mresta (MOP), 30.000 lb “Bunker-Buster” bombas em Fordwow, revelaram autoridades.
Eles disseram que as avaliações indicaram que a instalação havia sido “retirada da mesa”.
Enquanto 30 mísseis de cruzeiro BGM-109 TOMAHAWK ATTACK (THAMAS) foram lançados a partir de submarinos com a Marinha dos EUA nas instalações nucleares de Natanz e Isfahan.
Marcou o primeiro uso de combate da MOP GBU-57 na história da guerra.
No início do sábado, houve relatos de que seis bombardeiros B-2 dos EUA-que carregam as chamadas bombas “Bunker Buster”-foram saindo dos EUA.
Na sexta -feira, o EUA implantamos seis bombardeiros furtivos de longo alcance B-2 Capaz de soltar as bombas de bunker -buster necessárias para acabar com as instalações nucleares mais secretas do Irã – Fordow.
Israel disse que seus ataques aéreos no Irã não pararão até que destrua a capacidade do regime de enriquecer o urânio com o grau de armas e fazer uma arma nuclear.
No coração de seu programa nuclear, o Planta de enriquecimento de combustível de Fordwestá envolto em aço a mais de 300 pés sob rocha sólida.
O arsenal de Israel carecia de enormes bombas de bunker -buster necessárias para destruir a instalação de enriquecimento subterrâneo – a cerca de 325 milhas da capital Teerã.
O ataque agora ameaça reacender a guerra da América com os rebeldes houthis do Iêmen, o último membro do auto-descrito eixo de resistência do Irã capaz de lançar ataques regulares.
Os houthis no sábado alertaram que retomariam os navios americanos no corredor do Mar Vermelho se os EUA ingressassem na campanha israelense.

Sites nucleares do Irã
Planta Arak – Fotos de satélite desta planta perto da cidade iraniana de Arak surgiram há mais de 20 anos.
Ele contém um reator de águas pesadas com plutônio que pode ser usado para bombas nucleares.
Central de energia nuclear de Bushehr – Esta usina é uma combinação de engenharia russa e alemã.
Seu reator nuclear está operando com 100% de potência e o local abriga urânio enriquecido, usado para bombas nucleares.
Mina de urânio de Gachin – Lar de minério de urânio concentrado, ou bolo de amarelo, que pode ser transformado em urânio enriquecido pronto para a montagem de bombas nucleares.
Planta de conversão de Isfahan – O Yellowcake é convertido aqui em três substâncias perigosas.
Gase de hexafluoreto usada no processo de enriquecimento, óxido de urânio usado para abastecer os reatores e o metal usado nos núcleos de bombas nucleares.
Planta de enriquecimento de urânio natanz – Esta é a maior base de enriquecimento do Irã.
É composto por três edifícios subterrâneos e é assistido de perto pela comunidade internacional.
Local militar de Parchin – Ao sul de Teerã, este site está focado na pesquisa e na produção de munição, foguetes e explosivos.
Foram levantadas preocupações de que também são usadas como parte do desenvolvimento de armas nucleares do Irã.
Planta de enriquecimento de urânio Qom – Uma instalação fortemente fortificada e inicialmente secreta, onde o Irã realiza enriquecimento de urânio.


