26.4 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

Crise no Irã pode disparar preço do combustível no Brasil

TecnologiaCrise no Irã pode disparar preço do combustível no Brasil


O aumento das tensões no Oriente Médio pode ter um impacto direto nos bolsos dos brasileiros. O O Parlamento do Irã aprovou uma proposta para fechar o Estreito de OrmuzUma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo em resposta aos ataques dos EUA a instalações nucleares no país.

A decisão ainda depende da aprovação do Conselho de Segurança Iraniano e do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, mas a simples possibilidade já preocupa os governos, mercados e especialistas em energia. Pelo estreito, passa 20% de todo o petróleo e moveu gás natural no mundoAlém de produtos como plásticos, fertilizantes, eletrônicos e veículos.

O estreito de Ormuz está na rota de 20% de todo o petróleo e moveu o gás natural no mundo (imagem: fabio mauri / shutterstock.com)

Impacto direto no preço do combustível no Brasil

No mercado brasileiro, o possível fechamento de Ormuz pode causar descarga imediata nos preços dos combustíveisespecialmente nas regiões Norte e nordeste. Essas áreas dependem amplamente de refinarias privadas, que seguem a variação nos preços internacionais do petróleo.

Sérgio Araújo, presidente executivo da Abicom (Associação Brasileira de Importadores de Combustível)Ele explicou à UOL que a situação é especialmente delicada porque, diferentemente da Petrobras, essas refinarias privadas não possuem preços. “As refinarias privadas atualizam os preços semanalmente, como é comum no mercado. Somente Petrobras adota a prática de manter o atraso de preços”, explica ele.

Petrobras
Enquanto a Petrobras pratica o preço do preço, as refinarias privadas acompanham o preço do petróleo (imagem: dabravalskas / shutterstock.com)

Atualmente, Petrobras tem apenas uma refinaria no nordeste, o Refinaria de Abreu e Limaem Pernambuco. Outras unidades localizadas na Amazonas e na Bahia foram vendidas no governo de Bolsonaro, que aumentaram a dependência do mercado privado nessas regiões.

O petróleo pode exceder US $ 100

A expectativa no mercado é que o preço do barril, que atualmente gira em torno US $ 80pode exceder a marca de US $ 100 Se a situação piorar. Isso pressionaria não apenas o preço do combustível, mas também afetaria vários setores da economia.

Segundo a pesquisa de Abicom, feita antes da escalada de conflitos, o O preço do diesel da Petrobras já estava desatualizado em cerca de US $ 0,50Enquanto a gasolina tinha um lag de R $ 0,20 em relação ao mercado internacional.

Alto preço do petróleo
O preço do barril de petróleo pode exceder a marca de US $ 100 (imagem: fxquadro / shutterstock.com)

Essa diferença estava sendo sustentada por Petrobras, mas os especialistas alertam que, com uma foto do preço do petróleo, A empresa de propriedade do Estado pode não ser capaz de manter essa estratégia por muito tempoo que levaria a transferências para o consumidor.

Leia mais:

High pode ter um efeito cascata na economia brasileira e global

Além do impacto direto nas bombas de combustível, o aumento do preço do diesel pode causar um alto generalizado em outros setores da economia brasileira.

Esse cenário pode pressionar a inflação, pois os custos de transporte afetam diretamente os preços dos alimentos, os produtos industrializados e os bens em geral, expandindo os efeitos além do combustível.

A preocupação com o Estreito de Ormuz não se limita ao Brasil. Os governos e instituições internacionais seguem de perto os desenvolvimentos. O China já falou de cobrar estabilidade na região e o União Europeia alertou sobre os riscos de uma escalada no conflito.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Martins ad network.