17.3 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025

Bancos terão que avisar clientes antes de débito automático

A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban)...

Operação policial mira ex-gerente do Banco do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo...

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos

A partir de agora, os clientes...

Passei 31 anos nos aconselhando sobre a ameaça do Irã – são as últimas lacunas de um regime moribundo, o próximo passo de Trump é crucial

NotíciasMundoPassei 31 anos nos aconselhando sobre a ameaça do Irã - são as últimas lacunas de um regime moribundo, o próximo passo de Trump é crucial


A nação reprimida do Irã deve ser incentivada a derrubar seu regime bárbaro pelos EUA, disse um ex-consultor de conexão.

Os pedidos de revisão de regime na nação desonesta resumiam mais alto desde que surgiram uma guerra de 12 dias entre Israel e o Irã.

7

Smoke and Fire Rise após ataque de mísseis do Irã em Israel, em HaifaCrédito: Reuters
Aiatolá Ali Khamenei falando em uma reunião com autoridades judiciárias iranianas.

7

Aiatollah Ali Khamenei se escondeu quando Israel e Irã negociaram golpesCrédito: EPA
Manifestando bandeiras iranianas de israelense e pré-islâmica e um sinal que lê

7

Um manifestante segurando uma bandeira israelense e um pôster exigindo mudar de regime durante um protesto contra o governo iraniano fora do prédio federal em Los AngelesCrédito: Reuters

Donald Trump desencadeou o maior golpe do conflito no domingo passado, quando ordenou que os militares da América bombardeassem os locais nucleares do Irã.

O líder dos EUA até sugeriu derrubar o regime ao escrever sobre a verdade social: “Se o atual regime iraniano não consegue tornar o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime? Miga!”.

As autoridades dos EUA insistiram que o aiatolá não era um de seus objetivos – mas os pontos de interrogação se apegam a se seu regime cruel pode sobreviver.

O líder supremo Ali Khamenei liderou um reinado encharcado de sangue sobre o Irã desde 1989, após a morte de seu implacável predecessor Ruhollah Khomeini.

Mas o coro de vozes exigindo que a mudança de regime no Irã ampliou após décadas de seu povo que sofre um catálogo de violações dos direitos humanos.

Os medos também aumentaram que o regime ferido poderia implantar uma bomba suja em desespero depois que suas ambições nucleares foram amplamente obliteradas pelos EUA e Israel.

Kenneth Katzman, que passou 31 anos informando o Congresso no Irã como um dos principais analistas do Oriente Médio, acredita que os EUA agora devem tomar pouca ação – exceto incentivar a vida sob um novo regime.

O impiedoso Khamenei, 86 anos, está se escondendo desde que Israel iniciou uma campanha para destruir seus locais nucleares – e muitas figuras seniores acreditam que seu governo poderia estar em suas últimas pernas.

Katzman disse ao The Sun: “Estes são os últimos suspiros de um regime moribundo.

“Ainda está no controle nominalmente, mas eu pessoalmente acredito que esse regime está basicamente perdido. Somente os verdadeiros Diehards agora estão por trás desse regime.

‘Papai’ Trump parou de Israel e Guerra do Irã, o chefe da OTAN diz ‘forte’ don

“Isso não significa que vai entrar em colapso a qualquer dia agora, mas eventualmente.

Katzman, que se aposentou em 2022, mas continuou assistindo o Irã cortar uma figura ameaçadora, disse que se ainda era aconselhar o Congresso a agora “fazer o mínimo possível”.

O analista, que trabalhou no Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, acrescentou: “Há uma febre de guerra acontecendo agora, com muitas acumulando e dragando incidentes com o Irã, queixas passadas.

“Se dependia de mim, eu diria enviar algum tipo de sinal de que, se houver um novo regime, os EUA estarão dispostos a levantar sanções, fornecer ajuda humanitária, de boas -vindas desertores e investimento do Irã.

“Sinalizando que, se as pessoas podem se livrar desse regime, poderão ter o mesmo futuro que a Síria está passando agora, onde se livraram de um ditador e tiveram sanções levantadas.

“Esse seria o tom que eu tomaria. O regime pode ser derrubado de repente, embora ainda não esteja derrubando.

“Se você levar isso da perspectiva do povo iraniano, não há perspectiva de obter alívio das sanções, elas estão em uma guerra com Israel sem defesa aérea.

O aiatolá do mal poderia desencadear a bomba suja, alerta o príncipe exilado

Exclusivo de Katie Davis, Chefe de Repórter estrangeiro (digital), em Paris

O regime brutal do Irã pode matar dezenas de milhões de pessoas contrabandeando material nuclear e desencadeando -o na Europa, disse o príncipe exilado do nação desonesto ao The Sun.

Reza Pahlavi alertou enquanto os EUA e Israel eliminaram a “ameaça imediata” de suas ambições atômicas, os líderes bárbaros ainda podiam adquirir uma bomba suja.

Pahlavi, filho do último Shah Mohammad Reza Pahlavi do Irã, alertou que o aiatolá Ali Khamenei alertou que ainda poderia tentar utilizar seus aliados distorcidos em uma tentativa de colocar suas mãos na matéria nuclear.

Falando ao The Sun em um local não revelado em Paris poucas horas antes do cessar -fogo nesta semana, ele disse: “O terrorismo tem muitos meios de machucar muito. Ninguém antecipou o 11 de setembro. Foi um ataque terrorista.

“O que evita que as pessoas não se preocupem com o fato de que o chamado dessas redes terroristas de células adormecidas poderia contrabandear em alguns gramas de plutônio enriquecido, jogá -lo em um lago na Europa e matar instantaneamente dezenas de milhões de pessoas que serão atacadas radioficamente.

“Você não precisa de um míssil ou ogiva para isso.

“Pelo menos eliminamos a ameaça iminente do regime. Isso significa que o regime ainda não tem a capacidade de adquirir armas nucleares ou uma bomba suja comprando -a dos norte -coreanos?

“Isso não elimina isso, esse é o ponto inteiro”.

Pahlavi, cuja família foi forçada a deixar o Irã após a Revolução Islâmica em 1979, alertou, a menos que o regime islâmico seja derrubado, a ameaça de material nuclear sendo armas em grande parte.

O príncipe herdeiro auto -denominado – que defende a mudança de regime há décadas – anunciou na segunda -feira que está se oferecendo para liderar um governo de transição para tornar o Irã um país secular e democrático.

Leia a entrevista exclusiva do sol aqui

“O regime agora os levou a uma guerra com os Estados Unidos, embora isso possa não continuar. Acho que as pessoas só podem levar muito.”

Na semana passada, os EUA bombardearam locais nucleares em Fordo, Natanz e Isfahan após a devastadora troca de mísseis do Irã com Israel.

O presidente Donald Trump anunciou um cessar -fogo precário, mas o mundo continua a aguardar nervosamente o que acontece a seguir.

Enquanto o Irã está atualmente em um cessar -fogo com Israel, os medos continuam a crescer quanto ao tempo que isso vai durar.

Trump foi nesta semana saudou um “papai” do chefe da OTAN, Mark Rutte, em uma reunião marcante na Holanda.

O Irã também finalmente admitiu que as greves dos EUA deixaram suas instalações nucleares “gravemente danificadas”.

Mas veio depois que Trump fez a afirmação surpreendente na terça -feira de que Israel e o Irã “não sabem o que diabos eles estão fazendo” após dúvidas, o acordo havia sido mantido.

Katzman acredita que o Irã está muito longe de desenvolver uma arma nuclear.

Ilustração de um mapa mostrando o caminho de nós, bombardeiros, atacando o Irã.

7

E mesmo que tenha recebido um, seria extremamente difícil que ele ameaçar um lançamento, dado a inteligência israelense e israelense.

Ele acrescentou: “Acho que a inteligência dos EUA é boa o suficiente para detectar se eles realmente tentariam usar uma arma nuclear.

“Você precisa de muitas etapas para fazer isso. Não é tão fácil ocultar, especialmente com os agentes do Mossad rastejando por todo o lugar como estão agora.

“Existem detectores de radioatividade. Há muita coleta de inteligência acontecendo.

“Então, acho que não seria tão fácil para eles irem de onde estão agora com essas instalações destruídas para produzir repentinamente uma arma nuclear.

“Eu poderia estar errado, mas não acho que seja tão fácil.”

Questionado sobre como o povo iraniano poderia derrubar o regime, Katzman disse que não espera que nada aconteça em breve.

Dr. Kenneth Katzman, consultor sênior do Soufan Group.

7

Kenneth Katzman passou 31 anos informando o Congresso no Irã como um dos principais analistas do Oriente MédioCrédito: SoufanGroup
Mísseis balísticos sobre Tel Aviv à noite.

7

Mísseis demitidos pelo Corpo de Guarda Revolucionária Islâmica em direção a IsraelCrédito: Reuters
Imagem de satélite do complexo subterrâneo de Fordw, perto de Qom, Irã.

7

Vista de satélite mostra Fordw no Irã depois que os EUA atingiram a instalação nuclear subterrâneaCrédito: Reuters

Ele acredita que o conflito deve se estabelecer primeiro.

Katzman acrescentou: “Pode ser derrubado. Está perto de ser derrubado? Não, mas pode ser.

“Qualquer coisa pode realmente despertar. Tivemos um intervalo parcial da prisão na prisão de Evin.

“Você pode obter incidentes. Ouvi dizer que o IRGC já está reprimindo, interrompendo todos os carros que passam para ver se há agentes do Mossad lá.

“Eles estão meio que dobrando sua estratégia de certa forma. Isso pode funcionar por um tempo, mas a população está bastante cansada.

“Obviamente, a população precisa passar por essa crise primeiro e depois pode reavaliar o que fazer com o regime.

“Portanto, não vai fazer nada agora enquanto o conflito está acontecendo, mas, em última análise, haverá um acerto de contas.”

Na quarta -feira, os líderes da OTAN se comprometeram a aumentar seus gastos anuais em defesa para 5 % do PIB até 2035.

Trump também disse que não acredita mais que a organização é um “roubo”.



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares