A China está avançando com a construção do maior aeroporto de ilhas artificiais do mundo.
O centro de viagens do tamanho da cidade ficará na costa nordeste do país e processará 80 milhões de passageiros a cada ano – mais do que toda a população do Reino Unido.
O Aeroporto Internacional de Dalian Jinzhouwan Bay cobrirá 20 quilômetros quadrados no mar de Bohai quando concluído.
Os primeiros vôos são esperados na pista em 2035, com a capacidade de enrolamento para cerca de 540.000 vôos a cada ano.
Quando a construção das quatro pistas é concluída, Dalian superará o Aeroporto Internacional de Hong Kong e o Aeroporto Kansai do Japão para se tornar o maior aeroporto do mundo realizado em uma ilha artificial.
Um post recente nas mídias sociais do projeto disse: “O maior aeroporto offshore do país está subindo lentamente do nível do mar, como o nascer do sol no leste”.
No entanto, o progresso não foi simples.
O engenheiro que administra o projeto, Li Xiang, disse em outubro: “Houve grandes desafios para a construção, pois o projeto tem condições geológicas complexas, alta dificuldade de perfuração e alta demanda de qualidade com um cronograma de construção apertado”.
O centro internacional de viagens será aberto com uma capacidade inicial de passageiros de 43 milhões anualmente – mas espera -se que a construção seja concluída.
O novo aeroporto aborda as limitações no aeroporto de Dalian Zhoushuizi existente.
Operando por quase um século, o aeroporto atual foi construído durante a ocupação japonesa e atingiu sua capacidade máxima possível após várias expansões recentes.
No ano passado, serviu 658.000 passageiros internacionais.
Dalian Zhoushuizi fica em um vale cercado por montanhas, o que significa que mais aviões não podem ser introduzidos com segurança no espaço aéreo.
O terreno difícil tornou a navegação desafiadora para os pilotos, principalmente em condições climáticas ruins, e o aeroporto atingiu seu limite de capacidade após várias expansões.
A colocação offshore do aeroporto de Jinzhouwan resolve esses desafios, fornecendo mais espaço para expansão e melhorar as medidas de segurança, o Post da manhã da China Meridional Relatórios.
Dalian, no nordeste Chinahá muito tempo é uma cidade costeira próspera, com uma população de cerca de 7,5 milhões.
Sua localização estratégica portuária levou a se tornar hub para o comércio com vizinha Japão e Coréia do Sul – e desempenha um papel fundamental no óleo Refinando, remessa, logística e indústrias de turismo.
O novo aeroporto pretende reforçar essas indústrias, melhorando a conectividade e posicionando Dalian como um centro regional de transporte aéreo.
Aeroportos maiores também são uma pedra angular das ambições mais amplas da aviação da China.
O país está a caminho de superar os EUA como o maior mercado de viagens aéreas do mundo – e é necessária uma nova infraestrutura maciça para acomodar isso.
O segundo aeroporto de Pequim, Daxing (PKX), abriu para a grande fanfarra em outubro de 2019 – o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.
Na época, autoridades chinesas disseram que o país precisaria de 450 aeroportos até 2035, quase dobrando a contagem atual.