16.7 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 20, 2025

Caçador de exoplanetas da NASA descobre superterra próxima

TecnologiaCaçador de exoplanetas da NASA descobre superterra próxima


Os astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta super pesquisa em órbita de uma estrela anã relativamente próxima do sistema solar. Batizado de TOI-1846 bÉ duas vezes mais e mais que quatro vezes mais massivo que a Terra.

Uma equipe internacional liderada por Abderahmane Soubkiou do Observatório Oukaimeden em Marrocos fez a detecção usando o caçador de exoplanetas de Tess da NASA. O trabalho é descrito em um artigo no repositório de pré-impressão arxivonde aguarda publicação na literatura astronômica.

Em poucas palavras:

  • Um planeta do tipo superstar foi descoberto orbitando uma estrela anã próxima;
  • TOI-1846 B é o dobro do tamanho e mais de quatro vezes a massa da terra;
  • Ele completa uma órbita em 3,93 dias, 5,4 milhões de km da estrela;
  • Os dados sugerem que este mundo pode ser rico em água e que ocupa o “vale do raio”, uma lacuna entre os mundos rochosos e subetunes.
Curvas de luz da estrela TOI-1846. Os pontos azuis e verdes são descompactados e agrupados (2 minutos). A linha sólida mostra o melhor modelo de tráfego de ajuste. Crédito: Soubkiou, A. et. al. 2025

Tess já detectou mais de 7,6 mil exoplanetas possíveis

Lançado em 2018, o Satellite de Pesquisa de Tess (sigla para exoplaneta em trânsito), buscando planetas fora do sistema solar observando cerca de 200.000 estrelas próximas, que recebem o prefixo TOI, “Objeto de interesse TESS”. Ele identifica candidatos a mundos alienígenas pelo método de tráfego, que detecta pequenas quedas no brilho de uma estrela quando um objeto passa na frente dele.

Até agora, o equipamento apontou mais de 7.650 exoplanetas possíveis, 638 confirmou, De acordo com o catálogo da NASA. Quando validados, esses planetas recebem o nome da estrela host seguida de cartas (B, C, D etc.), de acordo com a ordem em que são descobertas. A maioria dos quase seis mil exoplanetas conhecidos foi identificada pelo telescópio Kepler/k2aposentado após o lançamento de Tess.

O Satélite de Pesquisa de Tess (Transit Exoplanet Research), NASA-Exxxplanets, já detectou mais de 7,6 mil mundos alienígenas possíveis. Crédito: Yeti pontilhado – Shutterstock

A estrela do TOI-1846 (ICT 198385543), onde o novo mundo foi encontrado, fica a 154 anos-luz da Terra, uma distância considerada curta em escalas astronômicas. Possui cerca de 40% do tamanho e 42% da massa solar, com temperatura da superfície de 3.568 K (3.294,85 ° C) e aproximadamente 7,2 bilhões de anos.

Leia mais:

“Ano” na Nova Superra dura menos de quatro dias

A confirmação da natureza planetária do objeto detectado envolveu observações do solo, combinando dados fotométricos multicoloridos, imagens de alta resolução e análises espectroscópicas.

De acordo com as análises, o TOI-1846 B tem um raio de 1,792 vezes o da Terra e uma massa 4,4 vezes maior, com densidade de 4,2 g/cm³. O planeta completa uma volta ao redor da estrela a cada 3,93 dias, mantendo uma distância de apenas 0,036 unidades astronômicas (cerca de 5,4 milhões de quilômetros). A temperatura de equilíbrio é estimada em 568,1 K, equivalente a 295 ° C.

Conceito artístico do planeta TOI-1846 B Na órbita de sua estrela mãe. Crédito: Stellarcatalog

Os pesquisadores acreditam que o TOI-1846 B é uma água rica, que ocupa o chamado “Vale do Lightning”-uma faixa na distribuição de tamanhos de exoplanetas que separa mundos rochosos dos subconetos de gás.

Segundo a equipe, novas medições de velocidade radial, usando o instrumento Maro-xRecentemente instalado no telescópio norte de Gêmeos no Havaí, eles podem estimar com mais precisão a massa do planeta.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Welcome to our diverse free online courses initiative. avg fantasy pts(recent matches).