Canelo Alvarez já foi um estudante intimado forçado a lutar – mas o moldou em um dos grandes nomes de todos os tempos do boxe.
O mexicano é o melhor ganhador do esporte e rostos invictos Terence Crawford no sábado, possivelmente sua luta de bilheteria de todos.
Mas, apesar dos milhões em seu banco, a frota de supercarros em sua garagem e dezenas de títulos mundiais em seu manto, foi um começo humilde para Canelo.
Ele cresceu na pobreza na pequena cidade de Juanacatlan – no estado de Jalisco – que tem uma população de apenas 10.000.
Canelo – um dos oito filhos com seis irmãos – foi criado na fazenda de seu pai e trabalhava em seu sorveteria até seis anos.
“Fiquei muito feliz vendendo sorvetes e procurando meu sonho”, disse ele ao Sunsport em Riyadh depois de anunciar sua luta com Crawford.
“Eu também estava muito feliz e agora estava nessa situação, meu pai e minha família continuam vendendo sorvete.
“Então, estou muito feliz em fazer o que fiz e o que faço agora e sou apenas abençoado.
“Meu pai me mostrou como trabalhar, como respeitar o trabalho, como ser honesto, então isso me fez o homem que sou hoje.”
Enquanto Canelo pode ter crescido vivendo uma vida comum e silenciosa – ele sempre se destacou.
Canelo vs Crawford: todos os detalhes que você precisa antes da luta do século
Suas sardas e cabelos brilhantes de gengibre – o que lhe rendeu o apelido Canelo, o que significa canela em espanhol – o levou a ser escolhido.
Mas depois que um valentão levou as coisas longe demais, Canelo reagiu e descobriu sua paixão e talento por lutar.
“Eu estava jogando futebol naquela época em que isso aconteceu. Esse cara deu um soco e me fez chorar”, disse ele Piers Morgan.
“Então eu o socei e isso começou tudo. Lembro -me daquele soco, foi ótimo.
“Eu sou o oposto a ele, sou o único cabelos vermelhos com sardas e todo mundo está me intimidando e não quero que ninguém me diga coisas ruins sobre mim, então eu o socei de volta.
“Eu me defendi e você sabe, faz parte da vida na minha situação quando você vem do nada.
“Faz parte da vida, você precisa cuidar de sua vida, de alguma forma.”
Canelo rapidamente levou seu talento para brigar para a academia de boxe – inspirada por seus irmãos mais velhos que eram todos combatentes.
E depois de uma breve carreira amadora, ele se tornou profissional em 2005, com apenas 15 anos, ganhando apenas US $ 40.
Mas depois de comprar ingressos para sua família assistir, Canelo ficou com apenas US $ 20, com o qual ele estava mais do que feliz.
“Adoro boxe, então nunca o fiz pelo dinheiro e naquela época trabalhei também”, disse ele em 2021.
“Eu também estava sozinho, não tinha filhos, não tinha nada e trabalhei, então não precisava do dinheiro. Eu só queria lutar, que é o que me fascina”.
Mas a ansiedade de Canelo acabou morrendo.
Seu irmão mais velho, Gonzalo, lembra -se de convencê -lo a não parar de boxe quando os minúsculos dias de pagamento se mostraram difíceis de tomar.
“Houve um momento em que ele estava pensando em parar de boxe”, disse Gonzalo em um Dazn documentário.
“Porque, lembro -me, eles pagaram quase nada quando ele começou. Às vezes eles pagavam US $ 40 e o restante em ingressos para ele vender.
“Se ele os vendesse, ganharia um pouco de dinheiro, se não, esse era o problema dele.
“Ele queria comprar um carro para dizer: ‘Vou procurar emprego.’ Ele estava perdendo sua paciência.
“Então, eu disse a ele: ‘Irmão, você tem algo que quase ninguém tem, você é um mexicano, ruivo e muito bom no que está fazendo. Acredito que você será campeão do mundo e você fará história.'”
Canelo seguiu o conselho e provou seu irmão certo – tornando -se campeão de 20 anos – vencendo o irmão de Ricky Hatton, Matthew, em 2011.
O pai de quatro filhos conquistou títulos mundiais em quatro divisões-tornando-se uma das principais estrelas de pay-per-view e o talento mais pago do boxe.
Mas custou, com a fama e a fortuna de Alvarez criando um alvo nas costas – e não apenas no ringue.
Em 2018, antes de enfrentar Rocky Fielding, Canelo disse que um de seus irmãos era Sequestrado E ele teve que negociar sua libertação.
“Por três dias, negociei com esses idiotas para que eles o deixassem ir. Três dias”, disse ele a Graham Bensinger.
“Depois de negociar, eu ainda estava pensando, imagine se essa fosse minha filha, minha mãe, meu pai. Para mim, teria sido mais difícil.
“E, além disso, tive que lutar no sábado, e mil entrevistas e tudo mais, ninguém sabia de nada.
“E é nisso que estou entendendo, todo mundo pensa, uau, você sabe, eles me vêem lá em cima e dizem: ‘Uau, é muito fácil’.
“Mas nada é fácil nesta vida, tudo é difícil.”
Sensacionalmente, Canelo nocauteou o campo em três rodadas em meio à provação de sequestro de terror.
A lenda do boxe também enfrentou escândalos próprios.
Ele testou positivo para a substância proibida Clenbuterol – conhecida por aumentar a gordura muscular e a tira – em 2018, enquanto treinava para recair Gennady Golovkin.
Ele recebeu uma suspensão de seis meses e culpou o teste por comer carne contaminada – com o México tendo um histórico de carnes contaminadas.
Canelo serviu sua proibição antes de voltar para vencer Golovkin após o empate em 2017, mas ainda assim as acusações de trapaça persistem até hoje.
“Pessoas que não querem acreditar, não acreditam”, disse Canelo ao Morgan, da Talktv. “Mesmo que seja verdade no que eu digo, a prova está lá.
“Eles vão acreditar no que vão acreditar e eu realmente não me importo.”
Canelo mais tarde venceu Golovkin em uma luta de trilogia em setembro de 2022 – quatro meses depois de perder para o campeão de peso leve Dmitry Bivol.
Foi apenas sua segunda derrota, após sua educação nas mãos de Floyd Mayweather em 2013.
Mayweather estava invicto na época e se aposentou com esse registro perfeito intacto – isso é algo que 41-0 Crawford também espera fazer.
O americano invicto ganhou títulos mundiais desde a divisão leve de 135 lb até o limite de 154 libras
Mas agora Crawford pula para o Super-Middleweight para enfrentar o campeão indiscutível Canelo-ao vivo na Netflix do estádio Las Vegas Raiders de 65.000 lugares.
Ele reúne dois dos melhores libras para uma super luta genuína que até Canelo-tanto tempo no dente de boxe agora-está animada.
“Na minha opinião, esta é uma luta muito especial, porque são dois grandes nomes na última era lutando um ao outro. Vai ser grande”, disse ele.
“Será a maior luta em muito tempo”.