Roy Jones Jr quebrou e chorou quando ele finalmente recebeu o ouro olímpico que ele foi roubado de 37 anos atrás.
O americano boxe A lenda chegou à final dos jogos de 1998 em Seul, quebrando o nariz do inglês Richie Woodall nas semifinais da categoria Super-Welterweight, sem perder uma única rodada.
Na final, ele conheceu o herói sul -coreano Park Si -Hun – que sempre teria algumas pontuações favoráveis.
Mas quando ele o dominou totalmente e entregou uma contagem em pé, Jones foi pregado para uma vitória merecida.
No entanto, em um dos momentos mais escandalosos e infames do olímpico moderno históriaos juízes marcaram 3-2 a favor de Park.
Park embaraçado pediu desculpas e – depois que o árbitro italiano teve que levantar a mão errada – ele sussurrou para Jones: “Não posso acreditar que eles estão fazendo isso com você”.
Mas um momento magnífico quase quatro décadas depois mostrou o par intrinsecamente ligado se reunindo em uma academia cheia de emoções.
Jones legendou o momento em que Park chegou à sua casa em Pensacola: “Em 1988, fui roubado da medalha de ouro no que se tornou uma das maiores controvérsias da história do boxe.
“Pela graça de Deus, alguns anos atrás, o homem que ganhou a medalha fez a viagem da Coréia do Sul para minha casa para devolvê -la, sentindo que era justamente minha.”
O filho de Park atuou como tradutor quando disse a Jones: “Meu pai diz que esperou 36 anos por isso.
“E ele tem algo para você. É o ouro olímpico de 1988.”
Jones instantaneamente cobriu os olhos com sua brilhante mão esquerda e soluçou.
Park continuou: “Eu tenho o ouro há muito tempo, mas queria devolvê -lo a você, porque ele pertence a você.
Jones olhou para a medalha brilhante e disse: “Uau. Isso é loucura”.
Três dos cinco funcionários – um chamando -o de empate e dois parques de unção – foram rapidamente suspensos por seis meses, com dois deles mais tarde banidos por toda a vida.
Um comitê olímpico internacional investigação Em 1997, revelou que o trio de juízes ofensivos havia sido feito com refeições e presentes caros dos organizadores de Seoul.
Canelo vs Crawford: todos os detalhes que você precisa antes da luta do século
Mas eles não podiam provar categoricamente que a corrupção e a conspiração haviam ocorrido para roubar Jones da maior honra de boxe amador.
Felizmente o Flórida O Icon se tornou um dos profissionais mais excelentes e decorados do boxe moderno, conquistando títulos mundiais do peso médio até o peso pesado.
Enquanto parque, sem culpa própria, mergulhou em vergonha e depressão e deixar o esporte para se tornar um professor de relações públicas.