Ben Shelton veio de um conjunto para derrotar Lorenzo Sonego e chegar às quartas de final de Wimbledon pela primeira vez.
Mas durante a partida, os fãs notaram algumas grandes marcas vermelhas nos braços do mundo 10 do mundo dos Estados Unidos – aqui está tudo o que você precisa saber sobre eles.
Vestindo sua blusa de marca registrada para o confronto da quarta rodada de Wimbledon 2025 com Lorenzo Sonego, estranhos manchas vermelhas escuras e roxas podiam ser vistas nos braços e no corpo de Ben Shelton durante o concurso.
Essas marcas circulares são o resultado da terapia de escavação – uma antiga técnica de cura que se tornou cada vez mais popular entre os atletas que buscam maneiras naturais de melhorar a recuperação, gerenciar a dor e melhorar o desempenho.
As marcas distintas de redondo e púrpura avermelhadas deixadas na pele são uma marca registrada da prática.
Eles são causados pelo efeito de sucção dos copos quebrando pequenos vasos sanguíneos – conhecidos como capilares – logo abaixo da superfície da pele.
O que é terapia de cupping?
A ventosas envolve a colocação de copos de vidro, plástico ou silicone na pele e criação de um vácuo aquecendo o ar dentro do copo ou usando uma bomba mecânica.
Essa sucção puxa a pele e o tecido subjacente para cima, que expande os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo para a área.
Também estica a fáscia – um tipo de tecido conjuntivo encontrado em todo o corpo, que é feito principalmente de colágeno – e ajuda a liberar nós musculares e tensão, estimula o sistema imunológico.
Faz isso criando uma resposta inflamatória leve e localizada, que pode promover a cura e atrair impurezas à superfície, facilitando a eliminação do corpo.
Por que as pessoas usam a terapia de cupping?
A terapia de ventosas tem uma longa história, enraizada na medicina tradicional das culturas chinesa, egípcia e do Oriente Médio.
O Papyrus de Ebers – um dos livros médicos mais antigos do mundo a partir de 1550 aC – descreve como os antigos egípcios usaram a terapia de escavação no tratamento de febre, dor, vertigem, problemas menstruais e outras doenças.
Hoje, a prática de cura é amplamente utilizada por atletas e não atletas por vários motivos.
Cura
Cupping é comumente procurado por sua capacidade de reduzir a dor e a tensão muscular.
A sucção aumenta o fluxo sanguíneo para áreas direcionadas, ajudando a aliviar a dor e promover a recuperação mais rápida de lesões ou atividades extenuantes.
A circulação aprimorada é outro benefício – atraindo sangue para a superfície, a escavação melhora a circulação local, fornecendo mais oxigênio e nutrientes aos tecidos e acelerando o processo de cicatrização.
O fluxo sanguíneo aprimorado auxilia na liberação de resíduos metabólicos e toxinas dos tecidos, que se acredita apoiar os processos de desintoxicação natural do corpo.
Relaxamento e redução do estresse
A terapia pode ter um efeito calmante no sistema nervoso.
Ajuda a reduzir o estresse e promover uma sensação de relaxamento semelhante a uma massagem profunda de tecidos.
É por isso que muitos não atletas também gostam da prática de forma recreativa.
Recuperação muscular
A departe acelera a recuperação muscular após intensas sessões de treinamento.
O aumento da circulação ajuda a reparar micro-tear e reduzir a inflamação.
Ao afrouxar os músculos apertados e os tecidos conjuntivos, a escavação pode aumentar a amplitude de movimento e diminuir a rigidez também.