Em 2025, milhares de aposentados e aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) podem obter aumentos significativos em seus benefícios mensais. A revisão do cálculo da aposentadoria é um direito garantido por lei para aqueles que identificam erros, omissões ou novas evidências que altera o tempo de contribuição ou o valor base da aposentadoria. Em certos casos, além do reajuste futuro, também é possível receber valores retroativos.
As possibilidades de revisão se multiplicaram nos últimos anos, especialmente com acesso facilitado ao portal, meus INSs. Com isso, o número de segurados que procuram corrigir falhas na concessão original de seus benefícios cresceram.
Leia mais:
14º salário de INSs chega em julho para aposentados e pensionistas
Quem pode solicitar a revisão do INSS?

Nem todos os aposentados têm o direito de revisar, mas existem nove situações em que o pedido pode ser apropriado. Aqui estão os principais perfis que você pode solicitar:
1. Trabalhadores em ambientes não saudáveis ou perigosos
Pessoas que trabalharam em condições de saúde prejudiciais, como fábricas, hospitais, mineração ou construção, podem ter o tempo de contribuição convertido com a adição. Isso pode antecipar a aposentadoria ou aumentar o valor do benefício.
2 trabalhadores rurais sem contribuição formal
Muitos brasileiros que trabalharam no campo antes do registro formal podem explicar esse período como um tempo de serviço rural. Com documentos e testemunhas, é possível incluir esse tempo no cálculo.
3. Antigo serviço militar e obrigatório
Aqueles que serviram às forças armadas, embora por tempo limitado, têm o direito de incluir o período como um tempo de contribuição. A mesma regra se aplica àqueles que prestaram serviço militar obrigatório.
4. Aprendizagem de estudantes
Até meados da década de 1980, estudantes de escolas técnicas federais que realizaram atividades produtivas eram consideradas contribuintes da Seguridade Social. Esses períodos podem ser calculados na aposentadoria.
5 títulos reconhecidos em ações judiciais
Quando o trabalhador ganha uma ação trabalhista que reconhece o emprego, os salários ou a jornada não registrada, esses valores podem ser incorporados ao cálculo da aposentadoria.
6.
Aqueles que pagaram contribuições de atraso, desde que o devido, pode solicitar que a revisão desse período seja considerada em benefício.
7. Tempo anterior de serviço público
Os trabalhadores que se mudaram do cargo público para o regime geral podem solicitar a contagem do tempo de serviço público anterior, quando não foi incluído originalmente.
8. Revisão do buraco negro
Aposentados entre 1988 e 1991, podem ter sido prejudicados por cálculos incorretos durante o “buraco negro” chamado. A revisão nesse caso pode gerar um aumento substancial e valores retroativos.
9. Atualização por reajuste do salário mínimo
O reajuste do salário mínimo afeta o valor dos benefícios vinculados a ele. Os casos em que o INSS não aplicou corretamente reajustes pode gerar o direito de revisar.
Como solicitar a revisão de benefícios do INSS?

Solicitar a revisão é mais simples do que parece. Todo o processo pode ser feito digitalmente através do site ou aplicação Meus insssem a necessidade de ir a uma agência.
Passo a passo para pedir a revisão
- Acesse o site my.ins.gov.br ou baixar o aplicativo My INSS;
- Faça login com seu CPF e senha do Gov.Br;
- No menu principal, clique em “Review”;
- Preencha o formulário com os dados solicitados;
- Anexe documentos que provam o direito de revisar (por exemplo, folhas de pagamento, julgamentos trabalhistas, tercertificados, relatórios técnicos etc.);
- Envie a solicitação e aguarde o protocolo de serviço.
Também é possível rastrear o progresso da ordem pelo próprio sistema ou pelo Central 135.
Quais documentos são necessários para a revisão?
Os documentos variam de acordo com o tipo solicitado de revisão, mas geralmente incluem:
- Identificação de foto;
- CPF;
- Cartão de trabalho e/ou livreto de contribuição;
- Provas de atividades especiais (PPP, LTCAT);
- Julgamentos judiciais (em caso de ações trabalhistas ou reconhecimento de títulos);
- Certificados de tempo de serviço público ou de serviço público;
- Declarações de atividade rural, com testemunhas e registros antigos.
Existe um prazo para solicitar a revisão do INSS?
Sim. O prazo para registrar uma revisão administrativa é 10 anos do primeiro pagamento do primeiro benefício. Após esse período, a possibilidade de expiração da expiração, exceto em casos de evidente erro material ou decisão judicial que reconhece a lei.
Já no caso de revisões para novas decisões judiciais ou documentos que não estavam disponíveis na concessão, é possível reabrir o processo por justificação válida.
Considerações finais
A revisão do INSS representa uma oportunidade importante para os aposentados e aposentados garantirem o valor justo de seus benefícios. Com a expansão do acesso digital e o aumento das informações disponíveis, muitos segurados foram capazes de corrigir erros e receber valores retroativos que podem fazer uma grande diferença no orçamento. Portanto, é essencial que o beneficiário esteja ciente de seus direitos e prazos, além de reunir a documentação necessária para solicitar a revisão. Em caso de dúvida ou dificuldades, é aconselhável buscar orientação especializada para garantir o melhor resultado.