Karol Nawrocki foi eleito como o novo presidente da Polônia em um golpe gigantesco para a agenda de reformas do governo pró-UE do país.
O historiador de direita, apoiado por Trump, com um passado de hooliganismo, venceu a eleição com 50,89% dos votos no domingo.
Com o apoio do nacionalista conservador Lei e Partido da Justiça (PIs), Nawrocki venceu o prefeito liberal do prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, por uma pequena maioria.
Caos da UE
A estreita vitória de Nawrocki mostrou um retorno claro para o PIs depois que perdeu as eleições parlamentares em outubro de 2023 – mas representa uma perda catastrófica para a coalizão central -direita liderada pelo ex -presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
Sob a regra anterior dos PIs, as relações entre Bruxelas e Varsóvia tornaram -se cada vez mais hostis sobre uma supressão sobre os direitos humanos ao lado de um lapso sobre o Estado de Direito.
Isso encontrou seu ponto de ebulição, levando à suspensão dos fundos da UE para a Polônia.
Tusk então tentou restaurar as relações quando seu governo assumiu o poder em 2023, mas o ex -presidente de Pis Andrzej Duda atrapalhou, usando seu poder de veto como arma.
Mas se pensa que Nawrocki – um euroskeptico franco – continuará os esforços de Duda em lutar contra a propensão federalista da UE.
Adam Leszczyński, diretor do Instituto de Pensamento Político de Gabriel Narutowicz, disse: “[Nawrocki] Será muito pior para Tusk do que Duda.
“Ele é muito mais extremo em seus pontos de vista e está entrando nessa presidência com muito ressentimento, depois de realmente receber uma surra muito pessoal de presa e seus aliados durante a campanha”.
Ao lidar com os assuntos da UE, é embora Nawrocki não se evite do confronto e fique em quarto lugar ao criticar a Comissão Europeia.
Os líderes europeus centristas foram forçados a parabenizar Nawrocki por sua vitória.
O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen [the EU]. “
O próprio movimento do maga da Polônia
O voto polonês também representa uma vitória para o movimento MAGA no exterior.
Isso ocorre depois que outros políticos de direita quase imitando o presidente dos EUA, Donald Trump, foram derrotados nas eleições ao redor do mundo, como o Canadá.
Apesar de Nawrocki ter encontrado apenas Trump brevemente no período que antecedeu a eleição, alguns dos principais funcionários do republicano foram enviados à Polônia para uma conferência conservadora de ação política na semana passada.
Lá, a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, ficou clara em seu apoio a ele, pedindo aos postes que “elegerem o líder certo”.
E se o endosso de Noem não era claro o suficiente, ela descreveu o rival eleitoral de Nawrocki, Trzaskowski, como um “acidente de trem absoluto”.
Um historiador político em George Washington A Universidade disse que o resultado polonês mostra que “as forças pró-UE e de extrema direita, a UE, são mais pegajosas e mais arraigadas do que muitos observadores supunha”.
Nawrocki agora se juntará a Viktor Orban da Hungria – o primeiro -ministro mais antigo da Europa – que, como ele, é um aliado de Trump e querendo a reeleição próximo ano.
Perguntas da Ucrânia
Ao contrário de outros eurocéticos na Europa Central, como Orban, Nawrocki apóia a ajuda militar para ajudar a Ucrânia na sangrenta guerra com a Rússia.
Mas ele também revelou antes de sua vitória que se oporia a membros da Western Alliances para a Ucrânia.
Essa visão está alinhada com a queda de apoio entre os pólos para os ucranianos, com o país tendo sediado mais de um milhão de refugiados de toda a fronteira.
Os críticos de Nawrocki disseram que estava alimentando desconforto sobre os refugiados ucranianos em um momento em que a extrema direita está destacando a migração, o custo de vida e a segurança.
Ele citou seu slogan da campanha, Polônia primeiro.
“Vamos ajudar os outros, mas vamos cuidar de nossos próprios cidadãos primeiro”, disse ele nas mídias sociais em abril.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky compartilhou sua esperança de que as duas nações continuassem sua estreita parceria.
Ele escreveu em um post sobre X: “Ao reforçar um ao outro em nosso continente, damos mais força à Europa na competição global e aproximamos a paz real e duradoura.
“Estou ansioso pela contínua cooperação frutífera com a Polônia e com o presidente Nawrocki pessoalmente”.
O passado turbulento de Nawrocki
Há apenas seis meses, Nawrocki era um nome bastante desconhecido no mundo político.
Mas, na corrida para a eleição, o historiador postou vídeos de si mesmo em faixas de tiro e boxe Anéis – Cultivar uma imagem difícil para os eleitores.
Nas últimas duas semanas, Nawrocki negando veementemente as alegações de que ele tem contatos no submundo criminal – e que ele conseguiu prostitutas para fingir ser convidado em um hotel de luxo.
Mas seu time de campanha foi forçado a admitir que o novo líder polonês de fato se envolveu em uma briga em massa nua entre os hooligans rivais de futebol em 2009.
Diz -se que Nawrocki teve uma grande lealdade ao Chelsea Football Club que já teve seu logotipo tatuado no peito, mas também foi um defensor raivoso da equipe local Lechia Gdansk.
Seus fãs agitados se chamam de “Hooligans of the Free City”.
O boxeador amador disse um debate quando confrontado sobre os relatórios de brigas: “Todas as minhas atividades esportivas foram baseadas na força do meu coração, na força dos meus músculos, meus punhos.
“Foi uma competição justa, independentemente da forma”.
Apesar de Nawrocki esclarecer que ele não se arrependeu de suas ações, e mesmo chamando de um ato de “nobre combate”, os medos apareceram entre os apoiadores de que a confissão lhe custaria a eleição – mas ele foi capaz de garantir a vitória.
Em outro ato questionável para um político, no ano passado, Nawrocki foi retratado com o colega apoiador da Lechia, Patryck Masiak, que esteve em prisão por sequestrar uma mulher.
O MMA Fighter Masiak também está enfrentando processos judiciais adicionais para participação em um organizar crime Grupo e Pimping.
Szymon Jadczak, um escritor investigativo do site de notícias Wirtualna Polska, disse: “Essas são acusações em andamento, e Nawrocki não nega seu conhecido [with Masiak]. “
E adicionando combustível ao incêndio, local notícias O site Onet publicou uma investigação que acusou Nawrocki de levar uma vida dupla e trabalhar como cafetão enquanto trabalhava como segurança no Grand Hotel, perto de Gdansk.
Ele negou o relatório e disse que processaria Onet – mas, em vez de usar um processo judicial de 24 horas projetado para refutação rápida nas eleições, Nawrocki escolheu um caso de difamação padrão que poderia levar anos para chegar a uma conclusão.
Nawrocki também teria obtido um apartamento de um homem deficientes e idosos em troca de uma promessa de que receberia cuidados pelo resto de sua vida.
Mas o proprietário apartado original foi realmente descoberto como morando em uma casa de assistência estatal sem assistência do presidente eleito polonês.
Nawrocki de rosto vermelho se ofereceu para doar o apartamento para caridade.
Os PIs descartaram a imprensa negativa em Nawrocki como manchas políticas ou “erros da juventude” que exigem perdão.
Quem é Karol Nawrocki?

A Polônia elegeu Karol Nawrocki, historiador conservador e nacionalista firme, como seu próximo presidente em um voto assistido de perto que sinaliza um ressurgimento do populismo de direita no coração da Europa.
A vitória de Nawrocki ressalta o apelo duradouro da retórica nacionalista entre cerca de metade do país.
O historiador de 42 anos que não teve experiência política anterior construiu sua campanha em temas patrióticos, valores católicos tradicionais e um voto de defender a soberania da Polônia contra a UE e maiores nações européias como a Alemanha.
Sua vitória também reflete o apelo do nacionalismo de direita em toda a Europa, onde as preocupações com migração, soberania nacional e identidade cultural levaram a apoio crescente a partidos de direita.
Os candidatos de extrema direita tiveram sucesso na primeira rodada da Polônia de votar duas semanas antes, sublinhando o apelo das opiniões nacionalistas e conservadoras – com Nawrocki recebendo muitos desses votos.
Embora a participação eleitoral tenha sido mais alta na história das eleições presidenciais, a margem de vitória de Nawrocki é muito pequena.