O relacionamento do presidente Donald Trump e o relacionamento de Elon Musk caíram publicamente e queimaram quando os dois ex -aliados trocaram golpes nas mídias sociais.
A briga entrou em erupção depois que Trump abordou as críticas de Musk ao “Big Beautiful Bill” do presidente no Salão Oval.
Mas ele aumentou dramaticamente na quinta -feira, quando o magnata da Tesla pediu o impeachment do presidente e fez alegações infundadas sobre o relacionamento de Trump com Jeffrey Epstein.
A briga começou há três dias, quando Musk começou a se deparar com a legislação de gastos com assinatura do presidente que está atualmente percorrendo o Congresso.
Chegou à tona quando o presidente foi interrogado sobre a conta no Salão Oval na quinta -feira, levando Musk a responder em tempo real em X.
As respostas furiosas de Musk se enquadram em uma enxurrada de ataques ao presidente, culminando com o proprietário do X sugerindo que Trump deve ser impeachment e substituído pelo vice -presidente JD Vance em outro cargo.
Musk repostou um tweet de um usuário X que escreveu“Presidente vs Elon. Quem ganha? Meu dinheiro está em Elon. Trump deve ser impeachment e JD Vance deve substituí -lo”.
Musk deu uma afirmação de uma palavra quando respondeu: “Sim”.
A ligação veio momentos depois que o magnata da tecnologia alegou que Trump se recusa a liberar os infames arquivos de Epstein porque seu nome está neles.
“Hora de largar a bomba realmente grande: [Trump] está nos arquivos Epstein, “Musk Postado.
“Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram divulgados. Tenha um bom dia, DJT!”
Mais tarde, ele acrescentou: “Marque este post para o futuro. A verdade será lançada”.
Não há evidências de que Trump tenha um envolvimento nos crimes de Epstein.
O presidente também denunciou qualquer associação com o abuso sexual do financiador distorcido, embora os dois tivessem um relacionamento pessoal documentado há muito tempo.
Depois que as imagens geradas pela IA se tornaram virais no ano passado, mostrando Trump na ilha de Epstein, o presidente disse que nunca foi à “Ilha Estupunda” do financiador desonrado.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, também descartou os comentários de Musk na noite de quinta -feira.
Em um comunicado, ela disse: “Este é um episódio infeliz de Elon, que está descontente com a única grande conta [a Republican tax and spending bill] Porque não inclui as políticas que ele queria.
“O presidente está focado em passar por essa legislação histórica e tornar nosso país grande novamente”.
Confronto oval do escritório
Trump defendeu os US $ 1,6 trilhão de US $ 1,6 trilhão da Lei Big Bain Bill Act em cortes de gastos desde que a casa passou em maio.
O Escritório de Orçamento do Congresso estimou que o projeto adicionará US $ 3 trilhões ao déficit nacional, no qual Musk prendeu em seus ataques a Trump.
Como o relacionamento de Trump-Musk desmoronou em um dia
Elon Musk e Donald Trump passaram o dia negociando farpas nas mídias sociais, com o proprietário da Tesla pedindo o impeachment de Trump e o presidente pedindo que o governo encerre todos os contratos federais com as empresas de Musk. Aqui está como foi baixado:
- Na terça -feira, Musk twittou que os gastos com a assinatura de Trump “Big Beautiful” que os gastos eram uma “abominação nojenta” que acrescentaria bilhões ao déficit federal
- Na quinta -feira no Salão Oval, Trump abordou as críticas de Musk à conta ao acusar Musk de tentar matá -lo porque o projeto encerra subsídios federais para veículos elétricos, o que custaria lucros significativos da empresa de Musk
- Musk respondeu ao postar ao vivo em X quando Trump falou, inicialmente encolhendo a avaliação do presidente com um “qualquer coisa”, qualquer coisa “, antes de rasgar as outras disposições de gastos da conta
- Trump escalou a briga após a reunião do escritório oval com vários posts sobre a verdade social, dizendo que disse a Musk para deixar a Casa Branca em vez de continuar trabalhando com Doge e ameaçando despejar contratos federais de Musk, que valem bilhões de bilhões
- Musk voltou ao X dizendo que estava “descomissionando” a espaçonave dragão feita pela SpaceX que trouxe os astronautas da NASA de volta da estação espacial internacional em março
- Musk também escalou a guerra das palavras, repositando e respondendo “sim” a um tweet alegando que Trump deveria ser impeachment e substituído pelo vice -presidente JD Vance
- Musk espalhou ainda as chamas alegando que Trump é nomeado nos infames “arquivos Epstein” e fazendo acusações infundadas de que é o motivo pelo qual eles não foram libertados ao público.
Na quinta -feira, Trump respondeu a perguntas ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz no Salão Oval quando foi confrontado com perguntas sobre a “Big Beautiful Bill”.
“Estamos fazendo as coisas naquele projeto de lei que são inacreditáveis”, disse o presidente.
Quando perguntado sobre as críticas de Musk, o presidente revelou que os dois estavam em desacordo desde que Musk deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência do Governo.
“Elon e eu tivemos um ótimo relacionamento. Não sei se vamos mais”, disse ele.
‘Ele apenas enlouqueceu’
No escritório oval, Trump alegou que Musk estava realmente criticando o projeto porque ficou indignado com a decisão do presidente de se afastar de um mandato nacional de veículos elétricos.
Musk queria que o governo federal participasse de EVs, porque isso significaria uma queda de dinheiro para sua empresa, afirmou Trump.
“Você sabe que eles estão tendo dificuldades, os veículos elétricos”, disse ele.
“E eles querem que paguemos bilhões de dólares em subsídios”.
Trump mais tarde escreveu sobre a verdade social que Elon estava “vestindo magro” e que o presidente teve que pedir que ele fosse embora.
“Tirei seu mandato de EV que forçou todos a comprar carros elétricos que ninguém mais queria (que ele sabia por meses que eu ia fazer!), E ele apenas enlouqueceu!”
‘QUALQUER QUE SEJA’
Enquanto Trump comemorou sua última vitória na Casa Branca, Musk descarregou seus verdadeiros pensamentos sobre a legislação em uma enxurrada de posts ao vivo no X.
“Seja como for”, disse o bilionário.
“Mantenha os cortes de incentivo EV/solar na conta, mesmo que nenhum subsídio a petróleo e gás seja tocado (muito injusto !!), mas abandone a montanha de carne de porco nojenta na conta”, escreveu ele.
“Em toda a história da civilização, nunca houve uma legislação que grande e bonita. Todo mundo sabe disso!
“Ou você recebe uma conta grande e feia ou uma conta fina e bonita. Flim e bonito é o caminho.”
Feud aumenta
O presidente disse que sempre era sua intenção relaxar os mandatos, enquanto ele pressiona a usar o suprimento de gás natural e petróleo da América para alcançar a independência energética.
“Elon sabia disso desde o início. Ele sabia disso há muito tempo”, disse Trump, que divulgou seu plano de “perfurar a broca de bebê” para o petróleo.
Mas Musk alegou que ele nunca viu a conta e disse que “passou na calada da noite tão rápido que quase ninguém no Congresso poderia lê -la”.
No entanto, Trump lembrou a repórteres que Musk usava orgulhosamente um chapéu com as palavras “Trump estava certo sobre tudo” estampado na frente.
“E estou certo sobre a grande e bonita Bill”, disse o presidente.
“Ele conhecia o funcionamento interno da conta melhor do que ninguém sentado aqui. Ele não teve nenhum problema com isso.
“De repente, ele teve um problema, e ele só desenvolveu o problema quando descobriu que teremos que cortar o mandato de EV porque são bilhões e bilhões de dólares”.
Mais tarde, o presidente acrescentou sobre a verdade social: “Não me importo de Elon se virar contra mim, mas ele deveria ter feito isso meses atrás”.
Ele disse: “Eu não criei essa bagunça, estou aqui apenas para consertar. Isso coloca nosso país em um caminho de grandeza”.
Musk recebe crédito pela vitória de Trump
Musk continuou os broadsides contra Trump reivindicando crédito por sua vitória sobre Kamala Harris em novembro.
Em uma resposta abrasadora, Musk disse: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”.
“Dems controlaria a Câmara e os republicanos teriam 51-49 no Senado.
“Essa ingratidão.”
Antes da explosão de Musk, Trump disse que seu ex-colega “não disse nada de ruim comigo pessoalmente”, mas especulou rapidamente: “Tenho certeza de que será o próximo”.
“Estou muito decepcionado com Elon. Ajudei muito Elon”, disse ele.
Contratos de corte
Mais tarde, Trump ameaçou cortar contratos governamentais de Musk dizendo que economizaria muito dinheiro.
“A maneira mais fácil de economizar dinheiro em nosso orçamento, bilhões e bilhões de dólares, é rescindir os subsídios e contratos governamentais de Elon”, disse Trump.
“Sempre fiquei surpreso que Biden não o fizesse!”
Estima -se que Musk e seus negócios tenham recebido pelo menos US $ 38 bilhões em contratos governamentais, empréstimos, subsídios e créditos tributários, de acordo com um Análise de Post Washington.
Musk respondeu às ameaças de Trump com uma ameaça própria.
“À luz da declaração do presidente sobre o cancelamento dos meus contratos governamentais,@SpaceX começará a descomissionar sua espaçonave Dragon imediatamente”, disse ele.
A espaçonave SpaceX Dragon foi a que trouxe os astronautas encalhados de volta à Terra com segurança após 268 dias presos no espaço em março.
Os cortes de EV de Trump
Em sua lei de gastos, Trump propôs cortes acentuados a créditos tributários que foram projetados para incentivar os consumidores a comprar veículos veículos.
A mudança ocorreu depois que o presidente Joe Biden pressionou fortemente por regulamentos que efetivamente forçaram as empresas de carros americanos a construir carros elétricos.
Atualmente, os compradores de carros podem receber até US $ 7.500 em incentivos fiscais se comprarem um EV, mas isso seria eliminado até 2026 sob o plano de Trump.
Os consumidores também podem receber um crédito tributário no valor de até US $ 4.000 por comprar um VE usado sob a Lei de Redução de Inflação dos Democratas, mas isso deve ser apagado até o final deste ano.
A legislação de Trump está pedindo que os proprietários de veículos elétricos paguem uma taxa anual de US $ 250 imposta pela Administração Federal de Rodovias.
Isso visa compensar a perda de impostos sobre gases pagos pelos fatores de carros movidos a gás.
Antes da aprovação do projeto de lei, Musk transformou o gramado da Casa Branca em uma concessionária improvisada da Tesla para que Trump pudesse comprar carros.
A dupla posou para fotos e inspecionou os interiores antes do presidente decidir comprar um modelo vermelho chamativo S.
No meio do TIFF de quinta -feira, Musk repositou um vídeo daquele dia com a mensagem: “Lembra disso?”