22.3 C
São Paulo
segunda-feira, julho 28, 2025

Tailândia e Camboja concordam que o cessar-fogo incondicional sob as ordens de Trump após 5 dias de confrontos mortais e ataques aéreos F-16

NotíciasDonald TrumpTailândia e Camboja concordam que o cessar-fogo incondicional sob as ordens de Trump após 5 dias de confrontos mortais e ataques aéreos F-16


A Tailândia e o Camboja atingiram um cessar -fogo para começar à meia -noite que fará um fim aos confrontos mortais.

Isso ocorre depois que Donald Trump interveio no conflito da selva e levou os dois lados para a mesa de negociações.

6

Veículos militares cambojanos se afastam da fronteira do Camboja-Thai em Siem Reap na segunda-feiraCrédito: AP
O primeiro -ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, apertando as mãos dos primeiros -ministros do Camboja e da Tailândia.

6

O primeiro -ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, reage (centro) como o primeiro -ministro do Camboja Hun Manet e o primeiro -ministro em exercício da Tailândia, Phumtham Wechayachai, aperta as mãosCrédito: Reuters
Artilharia militar tailandesa disparando.

6

Uma unidade móvel militar tailandesa dispara em direção ao CambojaCrédito: Reuters
Ilustração do mapa mostrando confrontos mortais na fronteira tailandesa-cambodiana, incluindo locais de templos e uma imagem de um incêndio no edifício.

6

Tailândia Pontos de caça F-16 implantados Para bombardear bases militares do Camboja À medida que a luta de cinco dias aumentava.

O conflito viu artilharia, tanques e tropas lutando contra -o na fronteira coberta por uma selva grossa.

O acordo ocorre depois que o primeiro -ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, organizou as negociações como presidente do bloco regional (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

O primeiro -ministro do Camboja Hun Manet e o primeiro -ministro interino da Tailândia Phumtham Wechayachai se conheceram em Kuala Lumpur e mataram detalhes para o cessar -fogo.

Hun Manet elogiou Trump por sua “mediação decisiva” após o acordo.

Putham e Hun agradeceram a Trump por apoiar as negociações depois que ele falou com os respectivos lados e pediu que eles parassem de lutar.

O presidente disse no sábado que nenhum país poderia fazer um acordo comercial com Washington enquanto os combates continuavam.

Ele postou nas mídias sociais: “Eles também estão procurando voltar à” mesa de negociação “com os Estados Unidos, o que achamos que é inapropriado até o momento em que a luta parada.

“Eles concordaram em se encontrar imediatamente e rapidamente elaborar um cessar -fogo e, finalmente, paz!

“Quando tudo estiver pronto, e a paz está à mão, estou ansioso para concluir nossos acordos comerciais com os dois!”

Os confrontos explosivos da fronteira da Tailândia e do Camboja entram em erupção com ‘pelo menos oito civis matados’ e os ataques aéreos F-16 lançados

Os rivais Hun Manet e Phumtam saudaram o resultado da reunião e apertaram as mãos na conclusão da breve conferência de imprensa.

Hun Manet disse que espera que os laços bilaterais pudessem retornar ao normal em breve, para que cerca de 300.000 moradores evacuados de ambos os lados pudessem voltar para casa.

Ele disse: “É hora de começar a reconstruir a confiança, a confiança e a cooperação no futuro entre a Tailândia e o Camboja”.

Hun acrescentou “as soluções que o primeiro -ministro Anwar acaba de anunciar estabelecerá uma condição para avançar para nossa discussão bilateral para retornar à normalidade do relacionamento”.

Soldado tailandês guarda de guarda.

6

Um soldado tailandês fica de guarda em meio à luta na fronteiraCrédito: Getty
Soldado cambojano em um lançador de foguetes múltiplos de pós-graduação BM-21.

6

Um lançador de foguetes múltiplos de pós-graduação BM-21 ao longo de uma estrada do CambojaCrédito: Reuters

Os combates explodiram na quinta -feira passada após uma explosão de mina terrestre ao longo da fronteira feriu cinco soldados tailandeses.

As forças armadas da Tailândia haviam inicialmente acusado as tropas do Camboja de disparar contra uma base do exército tailandês em uma área perto do antigo templo de Ta Muen Thom.

O edifício religioso fica no território disputado no sul da província do surin da Tailândia e no noroeste do Camboja.

Ambos os lados se culparam por iniciar os confrontos, que mataram pelo menos 35 pessoas e deslocaram mais cerca de 300.000 pessoas de ambos os lados.

Os tiros podiam ser ouvidos quando Dawn quebrou em Samrong, na província de Odranchey, do Camboja, enquanto tropas de ambos os lados relataram luta em andamento na segunda -feira ao longo das áreas de fronteira.

O surto sobre uma área de fronteira há muito disputada foi a mais mortal, já que a violência ocorreu de 2008 a 2011 sobre o território, que é reivindicado por ambos os lados por causa de uma vaga demarcação feita pelos administradores coloniais franceses do Camboja em 1907.

Dentro de tensões de fronteira tailandesa de século em que

A disputa furiosa entre a Tailândia e o Camboja remonta a mais de um século quando suas fronteiras foram elaboradas pela primeira vez.

Hoje, a questão principal gira em torno de quem tem a propriedade do templo de Preah Vihear.

Em 2008, o Camboja tentou registrar o templo do século 11 localizou uma área disputada como um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mas a Tailândia, que reivindicou a sua, respondeu violentamente à medida que os protestos se espalharam pela região, que deixaram cerca de 20 mortos e milhares deslocados.

O Tribunal Internacional de Justiça anunciou mais tarde que a área disputada pertence ao Camboja.

Apesar da decisão, as brigas ao longo da fronteira continuaram a começar.

Ao longo dos anos, confrontos esporádicos viram soldados e civis matados sem sentido de ambos os lados.

As últimas tensões aumentaram em maio, depois que um soldado cambojano foi morto em um confronto.

Isso mergulhou laços bilaterais com o ponto mais baixo em mais de uma década.

Nos últimos dois meses, o Camboja proibiu as importações da Tailândia, como frutas e vegetais.

Eles também pararam de importar serviços de energia e Internet em toda a fronteira.

Mais a seguir … para as últimas notícias desta história, continue verificando o Sol dos EUA, seu destino preferido para obter as melhores notícias de celebridades, notícias esportivas, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeos obrigatórios.

Como nós no Facebook em Thesunus e siga -nos em x em @Theussun





The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.