A Rússia atacou Donald Trump depois que o presidente dos EUA concordou em enviar sistemas vitais de defesa aérea patriota para ajudar a Ucrânia.
Trump contou NBC Notícias que “nós enviaremos patriotas para a OTAN, e então a OTAN distribuirá isso”.
Kyiv há muito tempo procurou obter mais patriotas, que são considerados entre os melhores sistemas de defesa aérea do mundo.
O anúncio da Casa Branca será um grande alívio para os ucranianos, enquanto eles continuam a enfrentar mísseis russos implacáveis e ataques com drones.
Mas a Rússia reagiu furiosamente às notícias, acusando os apoiadores militares da Ucrânia de patrocinar “escória terrorista”.
A representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse à agência estadual Tass Tass: “Aqueles que fornecem armas ao regime de Kiev se tornam cúmplices no assassinato de civis e na destruição da infraestrutura civil”.
Ela acrescentou que aqueles que apoiam UcrâniaO esforço de guerra “conhece os fatos e continua a patrocinar a escória terrorista”.
Isso ocorre quando Donald Trump expressou uma crescente frustração com Vladimir Putin depois de seguir uma ligação com o ditador quente da Rússia.
Trump, que prometeu acabar com a guerra na Ucrânia dentro de 24 horas após se tornar presidente, disse que “não está feliz” com o progresso ao encerrar o conflito.
Enquanto os representantes russos e ucranianos se reuniram para negociações de paz, as forças de Putin aumentaram seus bombardeios brutais.
“Acho que terei uma declaração importante a fazer na Rússia na segunda -feira”, disse ele à NBC.
Os ataques russos à Ucrânia se intensificaram nas últimas semanas, com centenas de drones e mísseis batendo nas principais cidades do país.
Na noite de terça -feira, a Ucrânia foi atingida por um recorde de 728 drones.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou de um “diálogo positivo” com Trump ao garantir que Kiev recebesse a ajuda militar vital prontamente.
Ele disse na segunda -feira: “A defesa aérea continua sendo a principal prioridade para proteger vidas.
“Também estamos avançando ativamente acordos sobre investir em nossa produção de armas domésticas, incluindo todos os tipos de drones.
“O foco especial está nos drones interceptores”.
Espera -se que o New Deal veja armas vendidas para aliados da OTAN na Europa, que podem ser fornecidos à Ucrânia.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Washington continua “para incentivar nossos aliados da OTAN a fornecer essas armas”, pois elas as têm em ações.
“Então podemos celebrar acordos financeiros conosco, onde eles podem comprar as substituições”, acrescentou.
Secretário Geral da OTAN Mark Rutte disse: “Os contínuos ataques maciços da Rússia contra civis ucranianos são deploráveis.
“Conversei com o presidente Trump e estou trabalhando em estreita colaboração com aliados para obter a Ucrânia a ajuda de que eles precisam”.
Isso ocorre depois que Moscou confirmou a morte de outro chefe militar russo.
A morte de Coronel Sergei Ilyin, comandante de RússiaA notória 155ª Brigada Marinhafoi revelado pelas autoridades.
O 155º foi acusado por Kiev de cometer inúmeros crimes de guerra na Ucrânia – inclusive durante a ocupação de Bucha, Irpin e Hostome.