Os russos revelaram a linha vermelha de Vladimir Putin para uma guerra em larga escala com o Ocidente apenas alguns dias depois de invadir o espaço aéreo da OTAN.
O camarada do Kremlin Dmitry Medvedev disse que qualquer tentativa do Ocidente de abater drones russos em Ucrânia levaria a uma guerra completa entre a OTAN e a Rússia.

A Polônia pediu uma zona de exclusão por parte de partes da Ucrânia depois Drones russos invadiram polonês e Espaço aéreo romeno – ambos parte da OTAN.
Radosław Sikorski, ministro das Relações Exteriores do país, exigiu que as forças aliadas comecem a abater drones e mísseis russos sobre a Ucrânia.
O plano é fortemente apoiado pela Ucrânia.
No entanto, Rússia ameaçou lançar uma guerra completa contra o Ocidente se seus drones fossem atacados.
Medvedev, vice -presidente do Conselho de Segurança da Rússia, alertou “a implementação da idéia provocativa de Kyiv e outros idiotas sobre a criação de uma ‘zona de exclusão’ sobre a Ucrânia, e a capacidade dos países da OTAN de abater nossos UAVs, significarão apenas uma coisa – uma guerra entre a OTAN e Rússia. ”
Moscou retrata tal movimento como a OTAN estar ativamente e diretamente envolvida na guerra.
Sikorski disse que direcionar drones russos sobre o Ucrain “será benéfico” para os países ocidentais.
“Precisamos pensar sobre isso. Tecnicamente, nós, como a OTAN e a UE, seria capaz de fazer isso, mas não é uma decisão que Polônia pode ficar sozinho, apenas junto com seus aliados ”, disse ele a Frankfurter Allgemeine Zeitung.
O Kremlin disse na segunda -feira que era óbvio que a OTAN estava lutando contra a Rússia, fornecendo apoio direto e indireto à Ucrânia.
“A OTAN está de fato envolvida nesta guerra”, disse o porta -voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
“A OTAN está fornecendo apoio direto e indireto ao regime de Kiev. Pode -se dizer com absoluta certeza que a OTAN está lutando contra a Rússia”.
Na semana passada, as autoridades polonesas disseram que detectaram 19 violações de seu espaço aéreo.
Isso levou a uma dramática resposta de um milhão de dólares, pois os caças foram embaralhados e os sistemas de defesa aérea patriota colocados em alerta.
O primeiro -ministro polonês Donald Tusk disse que o incidente trouxe Polônia Mais perto do conflito militar “do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial”.
Até quatro drones foram abatidos com a ajuda dos aliados da OTAN.
Marcou a primeira vez desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 que a OTAN se envolveu diretamente com as forças de Vlad.
E foi seguido por um drone russo exagerado Romênia por 50 minutos no sábado.
Segundo Zelensky, os drones rebaixados foram um “teste” da Rússia para ver como os aliados da OTAN responderiam.
Romênia Lucrou dois caças F-16, que “detectaram um drone no espaço aéreo nacional” e o rastrearam até que caiu do radar, disse o Ministério da Defesa.
Em seu comunicado no domingo, o ministério disse que um “drone de Geran” usado pela Rússia havia entrado no espaço aéreo romeno.
Ele acrescentou que o drone “orbitado por cerca de 50 minutos, do nordeste de [the village of] Chilia Veche, a sudoeste de Izmail, e deixou o espaço aéreo nacional perto da cidade de Pardina, indo em direção à Ucrânia “.
Os caças da Romênia foram “apoiados por aliados alemães … com duas aeronaves do Eurofighter Typhoon”, que monitorou a situação.
O drone não voou sobre áreas povoadas e não representou uma ameaça iminente à segurança da população, disse o comunicado.
“A incursão da Rússia ao espaço aéreo romeno é mais uma vez uma violação flagrante da soberania da UE e uma séria ameaça à segurança regional”, presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen disse em um Postagem em x.
Enquanto isso, o Reino Unido convocou o embaixador russo em Londres Após a “violação sem precedentes” do país do espaço aéreo da OTAN.
O Ministério das Relações Exteriores disse que as incursões no espaço aéreo polonês e romeno eram “totalmente inaceitáveis”.
Andrei Kelin, o presidente do presidente russo Vladimir Putin em Londres, foi convocado pelo departamento.
Um porta -voz disse: “Viola significativa e sem precedentes do espaço aéreo polonês e da OTAN por drones russos na semana passada, seguido de uma incursão adicional no espaço aéreo romeno no sábado, foi totalmente inaceitável.
“O Reino Unido está unido à Polônia, Romênia, Ucrânia e nossos aliados da OTAN condenando sem reservas essas ações imprudentes.
“Como nosso continente mais uma vez enfrenta a expansão flagrante do comportamento imprudente da Rússia, a defesa da Ucrânia contra a agressão de Putin é crucial para a segurança de toda a Europa, incluindo o Reino Unido.
“A resposta das forças da OTAN demonstra a seriedade com a qual a OTAN está tratando as ações da Rússia.
“E como o secretário-geral anunciou na sexta-feira, juntamente com os aliados da OTAN, estamos reforçando nossas defesas ao longo do flanco oriental, usando novas tecnologias, como sensores e armas de contra-drones.
“A Rússia deve entender que sua agressão contínua apenas fortalece a unidade entre os aliados da OTAN e nossa determinação de ficar com a Ucrânia, e quaisquer outras incursões serão novamente recebidas com força.
“A Rússia deve encerrar sua guerra ilegal na Ucrânia”.
A Polônia confirmou que as tropas da OTAN serão destacadas para o país após incursões imprudentes da Rússia.
Varsóvia também disse que havia implantado helicópteros e aeronaves para combater os drones russos perto da fronteira no fim de semana.
Os militares do país anunciaram em X que eles estavam em seu “nível mais alto de alerta” ao lado de aeronaves aliadas.