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quarta-feira, agosto 6, 2025

Agora, a China entra em corridas de braço de avião de passageiros supersônicas com jato C949 que pode voar de Londres para Nova York em menos de 3 horas

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A China se lançou na corrida de jato de passageiros supersônicos com seu avião C949, que pode aumentar o zoom de Londres para Nova York em menos de três horas.

A aeronave ultra-rápida promete significativamente menos ruído do que o Concorde aposentado e 50 % mais vôo.

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A China revelou seu jato supersônico silencioso com 50 % de faixa mais longa que ConcordeCrédito: Fornecido
Ilustração da parte traseira de um jato supersônico.

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O jato voará 1,6 vezes mais rápido que a velocidade do somCrédito: Fornecido
Ilustração das especificações de aeronaves supersônicas C949 da China.

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Projetado pela empresa de aeronaves estatais da China, a Comac, a aeronave é cobrada para atingir 6.800 milhas – muito mais do que a capacidade de 4,500 milhas da Concorde.

Isso permitiria que o avião voasse sem parar do Reino Unido para a Malásia.

Enquanto isso, o poderoso jato deve voar 1,6 vezes mais rápido que a velocidade do som, permitindo que ele viaje de 11.000 km de cada vez.

Isso significa que poderia voar de Londres para Nova York em menos de três horas.

O projeto furtivo também pretende reduzir o boom sônico para 83,9 nível percebido em decibéis – equivalente ao som de um secador de cabelo, de acordo com o South China Morning Post.

Isso é apenas um parceiro do boom ensurdecedor do Concorde.

Concorde foi impedido de levar voos externos após queixas de ruído, depois que os civis reclamaram que era tão alto que abalou janelas e pecuária assustada.

Reduzir o barulho do boom sônico pode ajudá -lo a superar as barreiras regulatórias e competir com projetos rivais da NASA e da Lockheed Martin.

A aeronave, que ainda está para sair do papel e entrar em asfalto, poderia promover o papel da China na moderna indústria de aviação supersônica.

Mas, embora os planos tenham sido revelados em março, uma data de lançamento oficial não é esperada até 2049, relata a Globe Trender.

Antes disso, a empresa planeja revelar o C929-um jato de corredor duplo para rivalizar com o 787 da Boeing.

E até 2039 planeja lançar um enorme C939 de 400 lugares para competir com o 777X da Boeing.

Embora seja mais silencioso que o Concorde, ele se encaixará em apenas 28 a 48 passageiros em sua configuração de classe executiva – em comparação com a capacidade de 100 pessoas da NASA Jet.

Filho de Boom ‘de Concorde’ moscas supersônicas pela primeira vez

O C949 também explodirá um pouco mais lento que o seu antecessor, que conseguiu chegar a 1.450 mph em seu auge.

A Aero Motor Corporation da China está desenvolvendo separadamente um jato hipersônico, conhecido como Nanqiang nº 1, que pode voar seis vezes mais rápido que o Concorde quando leva ao céu.

A equipe começou a trabalhar no jato hipersônico em 2019, mas ainda não o tornou supersônico e atinge a velocidade sobre Mach 1 (767 mph).

Um jato supersônico é aquele que pode viajar mais rápido que a velocidade do som em Mach 1, enquanto um jato hipersônico é especificamente cinco vezes mais rápido, no Mach 5.

Por que Concorde falhou?

Concorde foi o jato de passageiros supersônico considerado o luxo final em viagens aéreas.

A Air France e a British Airways anunciaram que aposentariam sua frota de aviões Concorde em 10 de abril de 2003.

O avião teve seu primeiro voo comercial em 21 de janeiro de 1976 e foi aposentado após 27 anos de serviço e 50.000 vôos.

Várias razões levaram à decisão de se aposentar de Concorde.

A Air France e a British Airways citaram baixos números de passageiros e altos custos de manutenção.

Nos primeiros anos, os aviões estavam desatualizados e caros de correr, apesar de serem incrivelmente avançados quando foram introduzidos pela primeira vez quase três décadas antes.

O ataque terrorista de 11 de setembro em 2001 impactou principalmente o número de passageiros, pois as pessoas optaram por não voar.

O número de passageiros também caiu depois que um Air France Concorde caiu apenas alguns minutos depois de decolar de Paris em julho de 2000.

O desastre matou todas as 109 pessoas a bordo e quatro outras no chão.

O avião atropelou um pequeno pedaço de metal na pista, que estourou um pneu e fez com que um motor se acendesse.

Foi também a única aeronave na frota da British Airways que exigia um engenheiro de vôo.

Os planos para o C949 vêm como o avião superesenic da NASA, “Filho de Concorde”, está cada vez mais perto da decolagem.

O jato X -59 quebrará a barreira do som quando voar – mas não produzirá um boom sônico, graças ao seu design exclusivo.

Quando estiver em funcionamento, a aeronave vai se destacar em altitudes de velocidades de 937 mph a 55.000 pés acima.

A NASA revelou que atingiu outro marco na jornada do avião em direção aos céus com testes cruciais de taxiamento em baixa velocidade.

O X-59 se moveu puramente sob seu próprio poder pela primeira vez na Planta da Força Aérea dos EUA 42 em 10 de julho.

O táxi é a etapa final dos testes de terra antes que a NASA possa levá -lo ao céu – e a viagem inaugural é atribuída no final deste ano.

Ilustração do jato supersônico COMAC C949.

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A aeronave parece pronta para rivalizar projetos da NASA e Lockheed MartinCrédito: Fornecido



The Sun

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