16.2 C
São Paulo
domingo, agosto 17, 2025

Israel admite que alguns dos estoques subterrâneos de urânio do Irã sobreviveram à blitz de Trump e ameaçam atacar as bases

NotíciasMundoIsrael admite que alguns dos estoques subterrâneos de urânio do Irã sobreviveram à blitz de Trump e ameaçam atacar as bases


Israel diz que alguns dos altamente enriquecidos do Irã, perto do estoque de urânio de grau de armas, sobreviveram a atentados nos EUA durante a guerra de 12 dias no mês passado.

As dúvidas permaneceram sobre se o Irã removeu silenciosamente 408,6 kg de urânio de seus locais mais sensíveis antes das greves – potencialmente escondendo material nuclear em outras partes do país.

3

Atividade de construção após bombardeio em Fordw em 27 de junho; anotações pelo solCrédito: Maxar via Reuters
Vista aérea mostrando crateras de impacto, um edifício de entrada destruído e caminhões de construção.

3

Uma visão geral do Satellite mostra a terra do Earthmoving na instalação de enriquecimento de combustíveis de Fordw em 27 de junho; anotações pelo sol
Vista aérea de uma instalação cercada em uma paisagem do deserto.

3

Uma vista de satélite mostra uma visão geral do complexo subterrâneo de Fordw após os atentados nos EUA em 21 de junhoCrédito: Reuters
Ilustração de um bombardeiro B-2 que solta o Bunker Buster Bombs em Fordwow, Irã e mísseis Tomahawk lançados em Isfahan e Natanz.

O urânio em questão é enriquecido para 60 % – muito acima dos níveis para uso civil, mas um pouco abaixo do grau de armas.

Esse material, se refinado a 90 %, seria Teoricamente, seja suficiente para produzir mais de nove bombas nucleares.

Uma autoridade israelense disse que parte do estoque de urânio sobreviveu aos atentados dos EUA e israelense no mês passado, de acordo com o New York Times.

O funcionário, que falou sob a condição de anonimato, não expressou preocupação com o estoque restante e disse que qualquer tentativa de recuperá -lo seria detectada pela inteligência israelense.

Eles também disseram que Israel teria tempo suficiente para atacar as instalações nucleares do Irã novamente se o regime tentar recuperá -lo.

Teerã admitiu isso Operação Midnight Hammer – que viu os bombardeiros do American B-2 Spirit cairem mais de uma dúzia GBU-57 Penetrador de munições maciças bombas – causou danos “excessivos e sérios”.

Mas não ficou claro imediatamente se as greves – que atingiram as instalações nucleares de enriquecimento nuclear de Fordw, Natanz e Isfahan – foram capazes de destruir todo o estoque de urânio enriquecido.

Analistas e especialistas disseram que o Irã pode ter movido parte do estoque das instalações nucleares antes dos ataques de bombardeio após as imagens de satélite mostrarem caminhões saindo de Fordw nos dias que antecederam o ataque.

O presidente Donald Trump descartou essa especulação, dizendo: “Nada foi retirado … perigoso demais, e muito pesado e difícil de mover!”

Ele acrescentou que as imagens de satélite mostravam caminhões no local apenas porque as equipes iranianas estavam tentando proteger a instalação com concreto.

Trump afirmou que as greves haviam “obliterado” as capacidades nucleares do Irã e “completamente destruído” a planta de enriquecimento de Fordw.

Em uma entrevista à Fox News, o presidente dos EUA disse que o local de enriquecimento de Fordw era “apenas milhares de toneladas de rocha” e que “todo o lugar foi destruído”. Ele disse que as greves chegaram no “momento perfeito”.

Ele acrescentou: “Entramos, destruímos sua capacidade nuclear e paramos. Era uma coisa linda e eles não poderiam ter continuado muito mais”.

O presidente também criticou as conclusões preliminares vazadas da Agência de Inteligência de Defesa do Pentágono que disseram que o dano não era grave o suficiente para destruir seu programa nuclear.

Mas mesmo com um cessar -fogo sendo acordado, Trump deixou claro que “absolutamente” consideraria bombardear o Irã novamente, se alguma vez fosse necessário.

Ele disse a repórteres na Casa Branca que “sem dúvida” atacaria o país se a inteligência dos EUA apontasse para o Irã enriquecendo o urânio a níveis em relação a níveis.

Enquanto isso, o chefe da IAEA, Rafael Grossi, diz que o Irã provavelmente poderá começar a produzir urânio enriquecido “em questão de meses”, apesar dos danos.

Ele disse: “Eles podem ter, você sabe, em questão de meses, eu diria, algumas cascatas de centrífugas girando e produzindo urânio enriquecido, ou menos do que isso”.

Mais a seguir … para as últimas notícias desta história, continue verificando o Sol dos EUA, seu destino preferido para obter as melhores notícias de celebridades, notícias esportivas, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeos obrigatórios.

Como nós no Facebook em Thesunus e siga -nos em x em @Theussun





The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Martins ad network.