Um casal britânico idosos preso incorretamente pelo Taliban Por oito meses, finalmente foram libertados no Afeganistão.
Peter Reynolds, 80 anos, e sua esposa Barbie, 76 anos, foram arrebatados por bandidos do Taliban e jogados na prisão mais notória do país.
As filmagens mostraram o casal sorrindo antes de embarcar em um voo para fora do Afeganistão.
Eles foram liberados com segurança da detenção após a mediação liderada pelo Qatar, Sky News Relatórios.
Os pais de quatro anos moravam no Afeganistão por 18 anos, gerenciando projetos de treinamento-mas foram sequestrados em 1º de fevereiro sem explicação.
Eles foram trancados separadamente no máximo de segurança pul-e-charkhi em Cabul e depois mudou-se para uma célula subterrânea sob o QG de inteligência do Taliban.
Eles estão juntos desde a década de 1960 e casados em Cabul em 1970.
Barbie e Peter estão agora voltando ao Reino Unido, onde se reunirão com sua família.
Falando momentos antes de embarcar no avião para fora do Afeganistão, Barbie disse a Sky: “Minha mensagem é que Deus é bom, como dizem no Afeganistão”.
O marido Peter disse: “Estamos muito agradecidos”.
A família do casal disse: “O lançamento de Peter e Barbie Reynolds do cativeiro no Afeganistão é um momento de imensa alegria”, acrescentando que eles são “eternamente gratos ao Catar por ficarem conosco durante esse período difícil”.
Uma autoridade do Catar disse à Reuters: “Ao longo de seus oito meses de detenção – durante os quais foram amplamente realizados separadamente – a embaixada do Catar em Cabul lhes deu apoio crítico, incluindo acesso ao seu médico, entrega de medicamentos e comunicação regular com sua família”.
Os Reynolds eram alguns dos únicos estrangeiros a não deixar o Afeganistão quando o Taliban tomou o poder de trás há quatro anos.
Eles estavam vivendo vidas pacíficas na região montanhosa de Bamain – famosa pelas estátuas gigantes de Buda explodidas pelo regime anterior do Taliban.
A família deles disse que nunca havia encontrado nenhum problema do regime desde que se estabeleceu lá em 2009.
Mas Peter e Barbie foram presos em 1º de fevereiro, juntamente com um amigo chinês-americano, Faye Hall.
O grupo foi detido depois de voar em um pequeno avião de Cabul para uma pista de pouso perto de sua casa, na província central de Bamiyan.
Eles foram agrupados em vans e foram levados para separar partes da prisão de segurança máxima pul-e-charkhi.
Em 22 de maio, o casal foi transferido para a sede do GDI – a Direção Geral de Inteligência – e colocou em uma célula subterrânea.
Embora o casal tenha sido movido juntos, eles quase não tiveram acesso a telefones desde que foram movidos.
Inicialmente, pensou -se que eles haviam sido presos por ensinar habilidades parentais às mães.
Mais tarde, o Taliban afirmou que a prisão ocorreu devido a um “mal -entendido” – embora não os tenha libertado.
Hall foi libertado em 27 de março, após uma ordem judicial.
Os membros da família Reynolds no Reino Unido pediram repetidamente a libertação do casal, dizendo que estavam sendo maltratados e mantidos sob acusações não reveladas.
Enquanto o Talibã rejeitou as alegações de abuso, eles nunca explicaram o que levou sua detenção.
Em julho, seu filho Jonathan disse que a situação foi “bastante frustrante” depois que eles fizeram vários apelos ao Taliban para libertar seus pais.
Na época, ele acrescentou: “É horrível que eles ainda sejam mantidos em cativeiro sem, para nossa compreensão, por um período de tempo sem nenhuma luz solar natural e nem mesmo permitidos lá fora.
“Portanto, sua saúde em tantas áreas está se deteriorando e está se deteriorando rapidamente”.
Os especialistas em direitos humanos das Nações Unidas alertaram que a saúde física e mental do casal estava se deteriorando rapidamente e que eles estavam em risco de danos irreparáveis ou até da morte.