22.6 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 27, 2025

Os espiões dinamarqueses descobrem ‘Secret US Plot para despertar a fúria antigovernamental na Groenlândia’ em meio ao desejo de Trump de aproveitar a ilha

NotíciasMundoOs espiões dinamarqueses descobrem 'Secret US Plot para despertar a fúria antigovernamental na Groenlândia' em meio ao desejo de Trump de aproveitar a ilha


Os espiões dinamarqueses revelaram uma suposta trama secreta liderada pelos EUA para alimentar a fúria antigovernamental na Groenlândia em meio ao plano de Donald Trump de apreender a ilha.

Copenhague agora convocou seu principal diplomata dos EUA depois que os relatórios de inteligência descobriram uma operação secreta com o objetivo de promover a aquisição do território por Trump.

7

Donald Trump declarou seu desejo de assumir o controle da Groenlândia várias vezesCrédito: a mega agência
Vista aérea de Nuuk, Groenlândia.

7

As autoridades dinamarquesas dizem que um plano dos EUA para semear divisão entre separatistas e sindicalistas foi descoberto na GroenlândiaCrédito: AP
O homem em uma parka verde aponta para uma paisagem coberta de neve.

7

Vice -Presidente JD Vance Tours A base espacial Pituffik dos EUA na Groenlândia em 28 de março de 2025Crédito: AFP
Mapa das rotas comerciais do Ártico destacando a localização estratégica da Groenlândia, com imagens de Trump e Putin.

Fontes próximas ao assunto disseram que pelo menos três cidadãos dos EUA com vínculos com o governo Trump estavam envolvidos na suposta missão, de acordo com a emissora estadual DR.

Mas as fontes não foram nomeadas pelos funcionários do governo dinamarquês ou pelo governo dinamarquês.

O ministro das Relações Exteriores Lars Løkke Rasmussen disse: “Estamos cientes de que os atores estrangeiros continuam a mostrar um interesse na Groenlândia e sua posição no reino de Dinamarca.

“Portanto, não é surpreendente se experimentamos tentativas externas de influenciar o futuro do reino no tempo seguinte. “

O presidente dos EUA declarou seu desejo de assumir o controle da Groenlândia várias vezes – e nunca descartou o uso da força para protegê -lo.

O território dinamarquês semi-autônomo de cerca de 57.000 residentes é rico em minerais e tem uma localização estrategicamente importante no Ártico.

O relatório do Dr. detalhou como um americano na capital da Groenlândia estava criando uma lista de nativos que apoiaram as tentativas americanas de assumir a ilha.

O objetivo da missão seria tentar recrutar aqueles que se inscreveram para um movimento de secessão.

Dois outros americanos tentaram nutrir contatos com políticos, empresários e moradores locais, de acordo com o relatório.

A revelação da missão secreta ocorre depois que o vice -presidente JD Vance visitou a Groenlândia em março – antes de ser forçado a cancelar eventos públicos depois que o protesto o forçou a sair.

A postura da Groenlândia de Trump é tudo sobre o Canadá? Especialista militar dá sua opinião

As autoridades também tiveram que descartar planos para sua esposa frequentar um trenó de cachorro corrida.

A Dinamarca até parou um grande projeto de parque eólico offshore, administrado pela empresa dinamarquesa Ørsted logo após a visita, com preocupações da interferência dos EUA.

O Serviço de Segurança e Inteligência Nacional da Dinamarca, Pet, alertou que a Groenlândia é um provável alvo para influência campanhas.

Eles alertaram: “A Groenlândia, especialmente na situação atual, é um alvo para campanhas de influência de vários tipos”.

Por que Trump quer Groenlândia?

Por Harvey Geh

Donald Trump primeiro disse a seus assessores para investigar a possibilidade de comprar a Groenlândia em 2019.

O presidente dos EUA afirmou que queria comprar o território dinamarquês como está em um local estratégico crucial se as tensões com a Rússia subirem – mas admitiu na época que não era uma prioridade.

Em 2019, o Wall Street Journal informou que Trump expressou repetidamente o desejo de comprar a ilha, que fica entre os oceanos do Atlântico Norte e do Ártico.

Após sua vitória no deslizamento de terra nas eleições presidenciais de 2024, a questão surgiu novamente.

Em uma entrevista coletiva em janeiro de 2025, Trump foi perguntado se ele poderia garantir ao mundo que não usaria a coerção militar ou econômica para ganhar o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá.

O presidente eleito respondeu: “Não, não posso garantir a você sobre nenhum desses dois.

A Groenlândia é rica em recursos naturais – é abundante em petróleo, gás, ouro, prata, cobre e urânio.

Os EUA há muito visto a Groenlândia como estrategicamente importante e estabelecem uma base de radar em Thule no início da Guerra Fria.

Apesar de já ter uma presença militar na região, possuir o território fortaleceria significativamente sua posição no Ártico.

O serviço também contou como outros países podem parecer dividir em sua sociedade, com o objetivo de “explorar divergências existentes ou inventadas”.

A proposta de Trump de aproveitar a Groenlândia foi totalmente rejeitada em Copenhague e Nuuk, capital da Groenlândia, que deixou claro que a ilha não é para Sakle.

A Dinamarca também aumentou seus gastos com defesa do Ártico para mais de US $ 1,5 bilhão.

Eles compraram drones de ponta, embarcações e instalações atualizadas para melhorar a segurança.

Donald Trump Jr. em uma visita particular à Groenlândia.

7

Donald Trump Jr. visita Nuuk, Groenlândia, 7 de janeiro de 2025Crédito: Reuters
Soldados em motos de neve em frente a uma montanha nevada.

7

Membros do Centro de Treinamento de Guerra Mundial de Operações Especiais dos EUA e Forças de Operação Especial Dinamarca na Groenlândia

E em janeiro de 2025, o primeiro -ministro Mette Frederiksen alertou: “Eu não acho que seja um bom caminho a seguir luta entre si com meios financeiros quando somos aliados e parceiros próximos”.

Vem depois Trump Jr pousou na Groenlândia Em janeiro, provocando rumores novos de que seu pai eleito eleito leva a sério a compra da ilha gelada.

Mas, de acordo com o Departamento de Relações Exteriores da Groenlândia, essa foi uma visita não oficial definida para durar apenas algumas horas, sem reuniões formais planejadas.

Em 1946, os EUA propuseram pagar a Dinamarca US $ 100 milhões para comprar a Groenlândia depois de flertar com a idéia de trocar terras no Alasca por partes estratégicas da ilha do Ártico.

Mette Frederiksen, dando uma declaração na visita de estado cancelada do presidente Trump.

7

O primeiro -ministro da Dinamarca Mette Frederiksen alertou contra as declarações de TrumpCrédito: EPA
O presidente Trump assinando uma ordem executiva, com Robert F. Kennedy Jr. e outros presentes.

7

Trump nunca descartou o uso da força para levar a ilhaCrédito: Reuters



The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Top các thương hiệu mũ lưỡi trai nổi tiếng 2025. "great theme, great support and very pleased with the prompt solutions the team got me. Hhs cuts 10,000 employees in major overhaul of health agencies – cnn linkedin search by alin aravind.