10.1 C
São Paulo
domingo, agosto 10, 2025

Trump anuncia 30% de tarifas na UE e no México para começar em semanas esmagando esperanças de acordo comercial – o Sol dos EUA

NotíciasMundoTrump anuncia 30% de tarifas na UE e no México para começar em semanas esmagando esperanças de acordo comercial - o Sol dos EUA


Donald Trump anunciou que a UE e o México estão programados para enfrentar uma enorme tarifas de 30 % sobre as importações para os EUA a partir de agosto.

Trump anunciou as tarifas em dois dos maiores parceiros comerciais dos EUA em cartas postadas em sua conta de mídia social.

2

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a imprensa antes de embarcar na MarinhaCrédito: AFP
Navio de contêineres no porto com o horizonte da cidade em segundo plano.

2

Tarifas são taxas pagas ao trazer um bem ou serviço para um paísCrédito: Getty

E ele ameaçou impor impostos de importação ainda mais altos se um dos parceiros comerciais dos EUA decidisse retaliar.

Em sua carta à UE, Trump disse que o déficit comercial dos EUA era uma ameaça à segurança nacional.

“Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o União Europeiae concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais de longo prazo, grandes e persistentes, gerados por suas políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais, escreveu Trump na carta à UE.

“Nosso relacionamento está, infelizmente, longe de ser recíproco”.

O chefe da UE, Ursula von der Leyen, aconteceu no sábado em novas tarifas ameaçadas por Trump, mas disse que a UE ainda queria trabalhar para um acordo comercial com Washington.

“A imposição de 30 % das exportações da UE interromperia cadeias de suprimentos transatlânticos essenciais, em detrimento de empresas, consumidores e pacientes de ambos os lados do Atlântico”, disse Von der Leyen em comunicado.

“Continuamos prontos para continuar trabalhando em direção a um acordo até 1º de agosto.

“Ao mesmo tempo, aceitaremos tudo o necessário passos para proteger os interesses da UE, incluindo o adoção de contramedidas proporcionais, se necessário. “

O anúncio de Trump de dar um tapa na UE com novas tarifas provocou grandes reações dos vários líderes.

O escritório da Primeiro -Médio italiano, Giorgia Meloni, disse em comunicado: “Confiamos na boa vontade de todos os jogadores do campo, a fim de chegar a um acordo justo que pode fortalecer o Ocidente como um todo, dado que – particularmente no cenário atual – não faria sentido desencadear um confronto comercial entre os dois lados do Atlântico.

Trump atinge o acordo comércio histórico com a China: Fim da Guerra Comercial explicada

“Agora é crucial permanecer focado nas negociações, evitando polarizações que tornariam o alcance de um acordo mais complexo”.

Enquanto isso, o primeiro -ministro holandês Dick Schoof disse: “O anúncio dos EUA de 30% de tarifas sobre mercadorias importadas da União Europeia é preocupante e não o caminho a seguir.

“A Comissão Europeia pode contar com todo o nosso apoio. Como a UE, devemos permanecer unidos e resolutos ao buscar um resultado com o Estados Unidos Isso é mutuamente benéfico. “

A tarifa da UE também é marcadamente mais acentuada do que a taxa de 20 % de Trump revelada em abril, à medida que as negociações com o bloco continuam.

Enquanto isso, novas tarefas para o México anunciadas por Trump seriam mais altas do que a taxa de 25 % que ele impôs aos bens mexicanos no início deste ano.

Embora os produtos que ingressam nos Estados Unidos sob o Acordo EUA-México-Canada (USMCA) estejam isentos.

Em sua carta para MéxicoLíder, Trump reconheceu que o país ajudou a conter o fluxo de migrantes sem documentos e fentanil para os Estados Unidos.

Mas ele disse que o país não fez o suficiente para impedir a América do Norte de se transformar em um playground de tráfico de narco.

Ele escreveu: “O México tem me ajudado a garantir a fronteira, mas, o que o México fez, não é suficiente.” A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos o México uma tarifa de 30% em produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos “.

Desde que retornou à presidência em janeiro, Trump desencadeou tarifas abrangentes sobre aliados e concorrentes, agitando os mercados financeiros e aumentando os temores de uma crise econômica global.

Mas seu governo está sob pressão para garantir acordos com parceiros comerciais depois de prometer uma enxurrada de acordos.

Até agora, as autoridades dos EUA revelaram apenas dois pactos, com a Grã-Bretanha e o Vietnã, juntamente com as tarefas temporariamente mais baixas de tit-tat com a China.

Enquanto isso, três funcionários da UE disseram à Reuters que o anúncio tarifário sobre bens da UE era uma tática de negociação de Trump.

No início desta semana, o presidente dos EUA anunciou novas tarifas para vários países, incluindo CanadáJapão, Coréia do SulBrasil e uma tarifa de 50 % em cobre.

Mais a seguir … para as últimas notícias desta história, continue verificando o Sol dos EUA, seu destino preferido para obter as melhores notícias de celebridades, notícias esportivas, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeos obrigatórios.

Como nós no Facebook em Thesunus e siga -nos em x em @Theussun





The Sun

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Following in the footsteps of james anderson, broad became only the second englishman to achieve 400 test wickets. 3 | mzansi taal. Emergency clause in contract law : legal significance, function, and comparative perspectives.