A lenda de Harry Potter, Stuart Craig, morreu aos 83 anos.
O designer de produção de filmes A morte foi anunciada pelo British Film Designers Guild em um post em mídia social.
Ele morreu pacificamente em casa no domingo, após 14 anos com a doença de Parkinson, segundo sua família.
Uma homenagem da família de coração partido de Stuart ao The Guardian dizia: “Nosso amado marido e pai, profundamente amado e respeitado, não era apenas conhecido por seu talento, mas também por sua bondade e estamos emocionados ao ouvir quantas vidas ele tocou.
“Ele viverá em nossos corações para sempre.”
Stuart projetou a aparência de todos os oito filmes de Harry Potter, junto com o paciente inglês, Gandhi, a missão, o homem do elefante e os liasons perigosos.
Vencedor do Oscar Três vezes, Stuart foi indicado a mais oito – inclusive para quatro Potters.
Ele pegou a melhor direção de arte Oscars Para Gandhi, ligações perigosas e o paciente inglês.
O recorde de Stuart no Baftas foi ainda mais impressionante, pois ele acumulou 16 indicações e três vitórias.
Publicando sobre sua morte, o British Film Designers Guild compartilhou uma homenagem de Neil Lamont, que foi orientada por Craig.
A declaração comovente dizia: “É com muita tristeza que relato que meu amigo e mentor, o designer de produção Stuart Craig faleceu ontem à noite, 7 de setembro de 2025, aos 83 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson.
“Stuart e eu trabalhamos juntos pela primeira vez no paciente inglês, voando para Tunis para se juntar a ele foi um dos dias mais importantes da minha carreira. Direto do aeroporto, em uma recepção de um edifício abandonado, arruinado, 40 graus, nervoso, e provavelmente fiz uma das pesquisas mais pobres de todos os tempos.
“As experiências que tive neste filme não apenas me permitiram ver o talento de Stuart, seus belos esboços, desenhos a lápis e visão, mas também a maneira que ele se conduziu em todas as esferas da vida, no estúdio, no carro, nos restaurantes.
“Um verdadeiro cavalheiro, com graça, bondade e humildade.
“Aposto que qualquer pessoa que você pergunta ‘, qual designer você gostaria de trabalhar com a maior parte’ A resposta 100% seria Stuart Craig, e qualquer um que o conhecesse se lembrará de seu encontro para sempre.
“Eu reponho todo o meu, o tempo todo, ele nunca será esquecido. Ele sentirá muita falta de todos que o conheciam. Estou tão feliz por não ter recebido o ‘tumpa de lata’ na Tunísia.
“Essa é outra história que vou compartilhar sobre um copo ou 2 quando brindar e lembrar” The Gov “com grande carinho. Cheers Stuart”.
Desde então, mais tributos inundaram o talentoso designer de produção.
David Heyman, produtor do Harry Potter A série disse: “Stuart Craig foi um dos maiores designers de produção a trabalhar no cinema.
“Ele também foi o homem mais gentil, mais generoso e solidário.
“Ele tinha um gosto requintado e um maravilhoso senso de história. Ele também tinha a extraordinária capacidade de destacar o melhor em todos ao seu redor.
“Foi um privilégio trabalhar com ele e estar em sua órbita. ”
Morgan Ross compartilhou em X: “Stuart Craig foi a pessoa que deu vida a Harry Potter Locations: Hogwarts Castle (por dentro e por fora), o Ministério da Magia, o Alley Diagon e muito mais.
“Avança para uma lenda absoluta, RIP.”
Enquanto isso, David Yates, diretor dos filmes Final Four Potter, disse: “Stuart era um querido amigo e colega: ele era um gigante em nossa indústria, gracioso, talentoso, teimoso e sempre nutrindo e apoiando talentos emergentes de design.
“Todos nós sentiremos muita falta dele. ”
Embora ele nunca tenha conquistado um Oscar por seu papel nos filmes de Potter, ele também é lembrado por projetar os sets.
Ele fez isso junto com seu frequente colaborador e decorador, o falecido Stephenie McMillan, em todos os filmes de Harry Potter e filmes fantásticos de bestas, até hoje.
Craig é lembrado por sua esposa, Patricia Stangroom, e seus dois filhos.