O lendário designer de moda Giorgio Armani morreu aos 91 anos.
O bilionário italiano foi uma das figuras mais icônicas de alta moda.
Ele era sinônimo de estilo italiano moderno e elegância – e suas roupas eram usadas por celebridades de David Beckham a Lady Gaga.
Armani era conhecido por seu elegante talento como designer e sua perspicácia acentuada como empresário.
Sua empresa entregou mais de £ 2 bilhões por ano – e ele tinha um patrimônio líquido de quase 7,5 bilhões de libras.
Ele estava doente há algum tempo – e morreu em casa, mas sua casa de moda disse que “trabalhou até seus últimos dias”.
Armani estava planejando um grande evento para celebrar 50 anos de sua assinatura Giorgio Armani Fashion House durante a semana de moda de Milão este mês.
E ele foi forçado a abandonar os shows de seu grupo na semana de moda masculina de Milão em junho.
Foi a primeira vez em sua carreira que ele perdeu um de seus eventos de passarela.
Conhecido como “Re Giorgio” – King Giorgio – O designer era conhecido por supervisionar todos os detalhes de sua coleção.
Ele gerenciou todos os aspectos de seus negócios, desde a publicidade até a fixação do cabelo dos modelos enquanto eles saem para a pista.
Em uma homenagem ao Instagram, o grupo Armani disse: “Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração por seus funcionários e colaboradores, faleceu pacificamente, cercado por seus entes queridos.
“Incorporado, ele trabalhou até seus últimos dias, dedicando-se à empresa, suas coleções e os projetos diversos e em constante evolução, tanto existentes quanto em andamento”.
Eles acrescentaram: “Ele foi guiado por uma curiosidade inesgotável e um foco no presente e em seu povo.
“Ao longo dessa jornada, ele promoveu um diálogo aberto com o público, tornando -se uma figura amada e respeitada por sua capacidade de se comunicar com todos.
“Sempre atento às necessidades da comunidade, ele foi cometido em muitas frentes, especialmente com seu amado Milan”.
A casa de moda acrescentou que uma câmara funerária será criada no sábado e domingo em Milão – seguida de um funeral privado em uma data não especificada.
Começando com uma jaqueta sem revestimento, um simples par de calças e uma paleta urbana, Armani colocou o estilo italiano pronto para vestir no mapa internacional de moda no final da década de 1970.
Ele criou uma silhueta relaxada instantaneamente reconhecível que impulsionou a casa de moda por meio século.
Do escritório executivo à tela de Hollywood, Armani vestiu os ricos e famosos em estilos personalizados clássicos, formados em tecidos super macios e tons suaves.
Suas belas roupas de gravata preta e vestidos de noite brilhantes costumavam roubar o show na temporada de prêmios, tapetes vermelhos.
O Império de Armani se expandiu muito além das roupas – também oferecendo acessórios, móveis para casa, perfumes, cosméticos, livros, flores e até chocolates.
Ele foi classificado nos 200 bilionários do mundo, segundo a Forbes.
O designer também possuía vários bares, clubes, restaurantes e seu próprio time de basquete EA7 Emporio Armani Milan, mais conhecido como Olympia Milano.
Ele abriu mais de 20 restaurantes de Milão a Tóquio desde 1998, e dois hotéis, um em Dubai em 2009 e outro em Milão, em 2010.
Falando em seu design Philopshy, Armani disse: “Projeto para pessoas reais. Não há nenhuma virtude na criação de roupas e acessórios que não sejam práticos”.
Os clientes de celebridade de Armani
Um que é quem dos ricos e famosos do mundo usou as roupas de Armani.
Atores, músicos e muito mais foram vistos usando suas roupas inconfundivelmente elegantes, como:
- Lady Gaga
- Beyoncé
- David Beckham
- Serena Williams
- Cristiano Ronaldo
- Cate Blanchett
- Anne Hathaway
- Jodie Foster
- Jessica Chastain
- Richard Gere
- Leonardo DiCaprio
- Tom Cruise
- George Clooney
- Brad Pitt
- Rafael Nada
E muitos outros gostaram de Sytlish Chic de Armani no tapete vermelho e nas sessões de fotos glam.
Armani era conhecido por seu sorriso desarmante e maneiras leves – personificando as tentativas de sua moda em calma a elegância.
Ele nasceu em 1934 em Piacenza, uma cidade no coração industrial do norte da Itália, perto de Milão, um dos três filhos de Ugo Armani e Maria Raimondi.
Seu pai trabalhou na sede do partido fascista local antes de se tornar contador de uma empresa de transporte – enquanto sua mãe era dona de casa.
Armani disse que seus pais o ajudaram a imbuí -lo com um senso de estilo inicial – amando as roupas de sua mãe Maria.
“Fomos a inveja de todos os nossos colegas de classe”, disse ele.
“Parecíamos ricos, mesmo sendo pobres”.
A família se mudou para Milão após a guerra – e deve ficar encantada por sua elegância.
Ele sonhava em se tornar médico antes de um emprego de meio período como decorador de janelas em uma loja de departamentos de Milão abriu os olhos para o mundo da moda.
Ele servindo brevemente no exército italiano após a 2ª Guerra Mundial na década de 1950.
Em 1975, Armani e seu parceiro Sergio Galeotti venderam seu Volkswagen por US $ 10.000 para iniciar sua própria gravadora pronta para vestir. A moda feminina seguiu um ano depois.
Tudo começou com a jaqueta – Giorgio Armani torceu e machucou a peça de roupa angular – arrancando o preenchimento, ajustando as proporções, movendo os botões.
Ele ficou então com algo flexível como um cardigã, leve como camisa.
Anos depois, ele disse: “Removendo toda a rigidez da roupa e descobrindo uma naturalidade inesperada.
“Foi o ponto de partida para tudo o que veio depois.”
Ele costumava dizer que o objetivo da moda era fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas – e criticou as linhas rígidas e exigentes que tradicionalmente definiam alfaiataria.
Falando no documentário de 1990 sobre ele “Made in Milan”, de Martin Scorsese, ele disse: “Isso é uma fraqueza minha que afeta minha vida e meu trabalho.
“Estou sempre pensando em adicionar algo ou tirar algo. Principalmente tirando algo.
“Eu não suporto o exibicionismo.”