Um dia Depois que o ataque hacker sofreu, o software C&M (CMSW) Autorização obtida Banco Central (BC) Para retomar seus serviços Nesta quinta -feira (3), de acordo com a própria empresa.
O incidente danificado, pelo menos, seis Instituições financeiras atendidas pela empresa. A CMSW é uma empresa de tecnologia responsável por conectar Instituições financeiras para sistemas BC.
Em nota, o diretor da empresa, Kamal Zogheib, disse que: “Depois de em conjunto com o Banco Central do Brasil, ele obteve autorização para Restaure operações de pixsob produção controlada“.
Por sua vez, o BC disse que substituiu a suspensão de precaução da empresa parcialindicando que as operações da CMSW continuam sob Controle externo.
“A decisão foi tomada depois que a empresa adotou medidas para mitigar A possibilidade de novos incidentes ”, explicou a instituição.
Como foi o ataque de hacker
- A empresa é usada por bancos e outras instituições conectadas ao sistema de pagamento brasileiro (SPB), incluindo operações de liquidação via PixMais especificamente, instituições de conta transacionais que não têm seus próprios meios de conexão;
- E na quarta -feira (2), o Banco Central (BC) confirmou um ataque de hackers aos sistemas da empresa;
- De acordo com a autoridade monetária, sem valor administrado diretamente pelo banco central foi afetado;
- Ainda assim, o BC determinou o término do acesso de instituições financeiras às infraestruturas operadas pela C&M Software;
- Até o momento, a dimensão do dano não foi oficialmente confirmada. No entanto, especialistas em segurança ouvidos por S.Paulo Folha estimar que os valores desviados podem exceder R $ 1 bilhão;
- No entanto, fontes de TV Globo indicar que o valor chegaria R $ 800 milhões.
Para entender o contexto completo da violação, leia este artigo do Visual digital.
O caso está sob investigação da Seguoria de Polícia da Divisão de Crimes Cibernéticos (2º DCCIBER) do Departamento de Investigações Criminais (Deic).
Para o Metrópolea delegacia disse que A investigação está em andamento e “Devido à complexidade e natureza do caso, mais detalhes não pode ser divulgado Neste momento. ”A Polícia Federal (PF) disse que deve abrir uma investigação para investigar o ataque de hackers.
Leia mais:

O que os envolvidos dizem
Abaixo, leia, na íntegra, as notas de cada uma das pessoas envolvidas:
Banco Central (BC)
“A suspensão da precaução da C&M foi substituída por uma suspensão parcial.
A decisão foi tomada depois que a empresa adotou medidas para mitigar a possibilidade de novos incidentes.
As operações da C&M podem ser restauradas nos dias úteis das 6:30 às 18:30, desde que haja um consentimento expresso da instituição participante da PIX e do assalto a fraude transacional e monitoramento de limites. ”
CMSW (software C&M)
“Os serviços CMSW são restaurados com a permissão do Banco Central.
A CMSW informa que, após uma ação conjunta com o Banco Central do Brasil, obteve autorização para restaurar operações de pix no regime de produção controlada.
A empresa foi vítima de uma ação criminal que envolveu o uso indevido de credenciais dos clientes na tentativa de acesso fraudulento.
Todas as medidas previstas em nossos protocolos de segurança foram adotadas imediatamente, incluindo reforço de controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com clientes afetados.
A CMSW continua a colaborar ativamente com o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo e continuará a respeitar a confidencialidade das investigações em andamento.
Sinceramente seu,
Kamal Zogheib
Diretor Comercial da CMSW““
