17.8 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 20, 2025

Descoberto naufrágio de navio atacado por piratas há 300 anos

TecnologiaDescoberto naufrágio de navio atacado por piratas há 300 anos


Os arqueólogos acreditam que identificaram os destroços de um navio português por atacado e capturados por piratas no início do século XVIII. O navio, chamado Nossa Senhora do Cabo, foi encontrado submerso perto de Nosy Boraha, uma pequena ilha na costa nordeste de Madagascar.

Conhecida na época como île sainte-marie, o local era uma famosa fortaleza pirata durante a chamada “Era de Ouro da Pirataria”.

Resumindo:

  • Os arqueólogos dizem que encontraram destroços do navio português Nossa Senhora do Cabo em Madagascar.
  • O navio foi atacado por piratas no início do século XVIII e naufrágio;
  • O navio partiu da Índia em 1721 com um tesouro valioso a bordo, que foi saqueado por uma banda liderada pelo capitão Olivier Levasseur, o abutre;
  • Mais de 16 anos, os pesquisadores analisaram artefatos e registros para confirmar a identificação.
Investigações arqueológicas reveladas entre os quadros de madeira de madeira do casco do Nossa Senhora do navio Cabo. Crédito: Historical Wreck Preservation Center

Tesouro encontrado nos destroços vale mais de US $ 130 milhões

Pesquisa, conduzida por cientistas do Historical Wreck Preservation Centerlevou 16 anos de análise e mergulho. A identificação foi baseada em registros históricos, na estrutura do vaso e nos milhares de artefatos recuperados. Mais de 3.300 objetos são estatuetas religiosas feitas de madeira e marfim, parte de um crucifixo e um sinal com a inscrição “INRI” em cartas de ouro, referência à frase latina “Jesus de Nazaré, rei dos judeus”.

Pesquisadores se preparando para mergulhar nas águas da Baía de Ambodifotatra, perto de îlot Madame, um centro histórico de atividades piratas em Sainte-Marie, Madagascar. Crédito: Historical Wreck Preservation Center

De acordo com os registros, o navio deixou Goa, então colônia portuguesa na Índia, no início de 1721. A bordo estava o vice-rei português e o arcebispo de Goa, além de uma carga considerada extraordinária, composta de lingotes de ouro e prata, pérolas e um enorme ouro. Estima -se que o valor total do tesouro exceda US $ 138 milhões em números atuais.

Leia mais:

Jóias e espadas podem ter sido devolvidas pelo líder dos piratas

Logo após a economia, o navio ficou surpreso com uma frota pirata perto da ilha da reunião no Oceano Índico. Entre os bandidos estava o lendário capitão Olivier Levasseur, apelidado de abutre ou boca. O navio português, já danificado por uma tempestade e sem a maioria de seus canhões, foi capturado sem grande resistência. Os Piratas levaram o prêmio a Madagascar para compartilhar a retirada.

Os artefatos recuperados no local dos destroços incluem moedas de ouro com inscrições em árabe e peças de porcelana fina. Crédito: Historical Wreck Preservation Center

Levasseur teria ficado com o Cruz Flaming de Goa, que o vice -rei de Goa provavelmente usava pendurado em um colar. As jóias teriam sido devolvidas junto com uma espada antes de afundar o navio.

Sainte-Marie era estratégico para suas águas protegidas e a ausência de controle colonial. Hoje, pelo menos quatro destroços ligados a piratas permanecem no porto da ilha. Os arqueólogos esperam que novas escavações tragam mais informações sobre esse período turbulento na história naval.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

The first poco pizza store opened in the united kingdom, in luton. fair housing act of 1968. stuart broad archives | swiftsportx.