28.2 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 11, 2025

Ozempic 2.0? Cientistas criam remédio ainda mais eficaz para perda de peso

TecnologiaOzempic 2.0? Cientistas criam remédio ainda mais eficaz para perda de peso


A droga age imitando quatro substâncias produzidas naturalmente no corpo, em vez de apenas uma, como no caso de Ozempic

(Imagem: Myskin/Shutterstock)

Compartilhe este artigo

Nos últimos meses, houve um aumento na demanda por medicamentos para perda de peso. Uma das explicações para esse movimento foi a popularização de produtos como a Ozepic, que atua para reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

Nesse cenário, pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo medicamento hormonal capaz de promover uma perda de peso equipável com a de cirurgia bariátrica. A idéia é que o produto seja ainda mais eficaz do que o disponível hoje.

Canetas encaracoladas ozépicas enroladas em fita métrica usada para verificar a perda de peso ou ganho
O remédio age imitando quatro substâncias produzidas naturalmente no corpo, em vez de apenas uma, como no caso de Ozempic (imagem: alones/shuttertock)

Espera -se que os pacientes possam perder até 30% do peso corporal

  • O medicamento ainda não tem nome e está na fase de estudo.
  • Atua no corpo imitando quatro substâncias produzidas naturalmente no corpo em vez de apenas uma, como no caso de ozempic e outras drogas do tipo.
  • A idéia dos pesquisadores é alcançar resultados mais longos, com a expectativa de que os pacientes possam perder até 30% do peso corporal sem ganhar as libras no futuro novamente.
  • Eles ainda procuram minimizar efeitos colaterais, como náusea.
  • Ainda não há previsão de testes clínicos ou chegada ao mercado dessa novidade.
  • No entanto, a equipe responsável pelo trabalho ressalta que o produto não exclui a necessidade de adotar as mudanças no estilo de vida dos pacientes, como dieta e exercício.
  • A droga foi descrita no Jornal da American Chemical Society.

Leia mais

O produto pode ser uma alternativa na luta contra a obesidade (imagem: vgstockstudio/shutterstock)

Como o remédio funciona

O novo medicamento reproduz um dos efeitos da Ozempic, que “imita” o hormônio LPG-1, estimulando o pâncreas a produzir mais insulina e controlar o açúcar no sangue. Além disso, eles agem diretamente ao cérebro, aumentando a sensação de saciedade diminuindo o ritmo de esvaziamento do estômago, o que ajuda na perda de peso.

Ao mesmo tempo, a droga reproduz o GIP, um hormônio que é “imitado” por Mounjaro e também causa uma sensação de saciedade. Também ajuda a aumentar a produção de insulina através do pâncreas, que contrabalança o nível de açúcar no sangue e beneficia pacientes com diabetes tipo 2.

Mulher com excesso de peso mede a cintura com fita métrica
Novo medicamento agiria em quatro frentes para promover a perda de peso (Imagem: Chalirmpoj Pimpisn/Istock)

A terceira parte envolve o hormônio do glucagon. Por sua vez, aumenta o açúcar no sangue, mas também o gasto de energia das células corporais, aumentando a temperatura corporal e diminuindo o apetite. A idéia aqui é buscar um equilíbrio no corpo.

Finalmente, a última ação diz respeito ao peptídeo yy. Outro hormônio produzido pelo intestino, reduz o apetite e o ritmo de esvaziamento do estômago, mas por diferentes mecanismos de GLP-1 e GIP. Ainda está diretamente envolvido no processo de queima de gordura corporal.

Alessandro di Lorenzo

Colaboração para a aparência digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

If you get an emergency alert on your phone, you’ll hear a loud siren like sound. pinto ferreira 26a, 1300 464 lisboa.