Na noite desta terça -feira (29) (amanhecer na quarta -feira [30] Na Europa), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que um terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia.
Informações iniciais mostram que o epicentro do tremor estava a cerca de 125 km a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky-Which, possui 165.000 habitantes, e está localizado em Avancha Bay, extremo russo leste-a profundidade de 19,3 km, algo considerado superficial e que pode favorecer a formação de ondas. De acordo com G1Existem residentes nas aldeias próximas ao local.
O tremor secundário de 6,3 e 6,9 graus, respectivamente, foi sentido na região menos de uma hora após o terremoto principal.
O USGS também soltou um aviso para o tsunami na região do leste da Rússia. Quem também pode ser afetado pelo fenômeno são a costa oeste do Canadá, Japão e Estados Unidos – sendo EUA e Canadá, têm menos riscos.
Terremoto na Rússia
- A península de Kamtchatka tem cerca de 1,25 mil km de comprimento;
- É entre o Oceano Pacífico e o mar de Okhtosk;
- Além das pequenas comunidades formadas pelas aldeias, existem regiões vulcânicas ativas no local e estão sujeitas a terremotos e atividades sísmicas intensas;
- De acordo com o governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, é o terremoto mais forte em décadas;
- Ele disse que houve danos materiais;
- A TASS State Agency informou que existem várias pessoas com ferimentos leves na Rússia, incluindo um aeroporto;
- As autoridades locais estão pedindo aos moradores que fiquem longe das áreas costeiras;
- Os moradores da cidade costeira de Severo-Kurilsk estão sendo removidos da região-há cerca de dois mil habitantes hoje, de acordo com o governador de Sakhalin Valery Limarenko.

Leia mais:
Canadá e Japão sob observação
A Agência Meteorológica do Japão também deixou sua costa leste em alerta para o tsunami. O governo local aguarda tsunami com ondas de até três metros em várias áreas costeiras do Oceano Pacífico. As autoridades emitiram alertas de emergência e recomendam que a população se afaste dessas regiões.
Por sua vez, o USGS disse em comunicado que “as ondas perigosas do tsunami causadas por este terremoto podem atingir partes da costa russa e do Japão nas próximas três horas”.
“Wavers of Tsunami pode exceder 3 metros acima do nível da maré em algumas áreas das ilhas do noroeste do Havaí e da costa russa”, acrescentou.
O governo do Havaí ordenou que parte de sua área costeira fosse evacuada como uma ameaça de “ondas destrutivas de tsunami” na região.

O Ministério do Interior da Rússia confirmou que ondas de até quatro metros de altura foram registradas em Kamtchatka logo após o terremoto.
Tanto a Península de Kamtchatka quanto o Extremo Oriente da Rússia estão na região do Círculo Pacífico So So, onde há intensa atividade geológica, além de ter muitos terremotos e erupções vulcânicas.
Definição da magnitude de um terremoto
A escala para medir os terremotos melhor e usados é o Richter, mas está caindo em desuso.
A Michigan Tech University afirma que o potencial de dano que cada intervalo de magnitude causa é das seguintes dimensões:
- Até 2.5: Não é significativo, e há um registro de sismógrafos;
- De 2,5 a 5.4: É sentido e causa apenas pequenos danos;
- De 5.5 a 6.0: Danos a edifícios e outras estruturas;
- De 6.1 a 6.9: causar muitos danos em áreas densamente povoadas;
- De 7.0 a 7.9: considerado um grande terremoto, com danos graves, como edifícios destruídos, em áreas habitadas;
- 8.0 ou mais: É ainda mais forte que o anterior e pode destruir completamente as comunidades próximas ao epicentro.
Atualizar matéria