O StarlinkO serviço de internet de satélite da SpaceX, em breve, pode ganhar um concorrente no mercado brasileiro. O Anatel autorizado, na quarta -feira (18), a conduta de testes do Projeto Kuiperdo Amazonno país e estendeu o prazo para o serviço começar a operar comercialmente aqui.
Além disso, a agência também renovou até 2030 o direito de explorar o Galaxy Satellite 28do americano Intelsatque continua a operar no Brasil na oferta de serviços de telecomunicações, transmissão de dados e distribuição de vídeo.
Kuiper ganha mais tempo para começar a operar no Brasil
Por decisão unânime, o conselho de Anatel aprovou o Julgamento nº 150/2025que se estende a 29 de agosto de 2025 o prazo para o Sistema de satélite não geoestacionário KuiperNa Amazon, inicie suas operações no país. A autorização original, válida até este ano, foi modificada pelo Lei nº 6.768/2025Também publicado nesta quarta -feira.
Segundo a empresa, o pedido é devido à necessidade de tempo adicional para concluir o movimento orbital dos satélites que já foram lançados. O procedimento, que envolve a elevação do equipamento até a altitude final da órbita definida, pode tomar entre Um e quatro meses Após o comissionamento de cada satélite.

A própria Anatel reconheceu que, em 28 de abril de 2025Kuiper foi lançado 27 satélites Já qualificado para transmissão e recepção nas faixas de frequência previstas na licença brasileira. Segundo a agência, isso demonstra um Intenção eficaz de iniciar a operaçãoe a extensão de um período de pouco mais de dois meses não configura o atraso intencional.
Testes autorizados em duas cidades brasileiras
Paralelo à extensão, o Conceder superintendência e apelos para anatel concedido uma autorização temporária para que o Amazon Kuiper Brasil Realize testes do seu equipamento no país.
A autorização, válida 24 de junho a 21 de setembro de 2025permite que a empresa opere sistemas de Radiocomunicação nas cidades de Cosmópolis (SP) e Gloria de Dourados (MS). A medida tem caráter experimental e faz parte do estágio de validação técnica antes do início das atividades comerciais no Brasil.
Leia mais:
Intelsat garante galáxia 28 Exploração até 2030
Em outra decisão, Anatel renovou o direito de explorar o Galaxy Satellite 28pertencente a Intelsatpara operação no Brasil até 29 de julho de 2030.
Galaxy 28 é um Satélite geoestacionário posicionado em órbita 89 ° oeste. Em operação desde 2005continua a funcionar normalmente e continuará sendo usado para fornecer Serviços de telecomunicações, transmissão de dados corporativos e distribuição de vídeo no território brasileiro.

A operação local será feita por Intelsat BrasilSubsidiária da Companhia no país, que assume a responsabilidade legal pelos serviços. O período de renovação concedido por Anatel segue a autorização equivalente emitida pelo FCCAgência regulatória de telecomunicações dos EUA.