Uma comunidade em Long Island, Nova York, ficou procurando respostas depois que os restos de inúmeras pessoas foram encontrados em Gilgo Beach. Esta é uma linha do tempo dos eventos que levaram à prisão do suspeito Rex Heuermann.
Abril de 1996: Os primeiros restos são encontrados em conexão com os assassinatos de Gilgo Beach. As autoridades se referiram à vítima como “Fire Island Jane Doe”.
Junho de 1997: Os restos parciais de uma mulher, conhecidos apenas como pêssegos, são encontrados em uma lixeira no Parque Estadual de Hempstead Lake.
Setembro de 2000: Os restos de uma mulher são encontrados em Manorville, Nova York. Ela era conhecida como Manorville Jane Doe por décadas.
26 de julho de 2003: Os restos de Jessica Taylor são encontrados em Manorville. Seu crânio foi encontrado oito anos depois.
Julho de 2007: Maureen Brainard-Barnes, 25, desaparece. Ela foi relatada desaparecida por um amigo.
Julho de 2009: Melissa Barthelemy desaparece.
Maio de 2010: Shannan Gilbert desaparece. Ela ligou para a polícia antes de desaparecer.
Junho de 2010: Megan Waterman desaparece. As imagens de segurança mostraram que ela deixou um hotel Holiday Inn Express em Hauppauge, Long Island.
Setembro de 2010: Amber Lynn Costello desaparece. Ela saiu de casa em West Babilônia, Nova York, sem o celular. Mas ela nunca foi relatada desaparecida.
Setembro de 2010: Os caminhantes no Long Island Pine Barrens descobrem mais restos da mulher de Manorville.
Dezembro de 2010: Os restos de Barthelemy são encontrados pelos investigadores em Gilgo Beach. Os investigadores estavam procurando por Gilbert na época. Mais tarde, os investigadores encontraram outros três corpos que foram embrulhados em estopa em Gilgo Beach. As autoridades anunciaram que um assassino em série pode ter assassinado as mulheres.
Janeiro de 2011: Os restos de Waterman, Barthelemy, Costello e Brainard-Barnes são formalmente identificados. Eles são conhecidos como Gilgo Four.
Março de 2011: Restos humanos são encontrados perto da praia de Gilgo.
Abril de 2011: Os corpos de três outras vítimas são encontrados perto da praia de Gilgo. Duas outras vítimas foram encontradas perto de Jones Beach, a cerca de oito quilômetros de onde os outros corpos foram encontrados perto da praia de Gilgo.
Maio de 2011: Os policiais anunciam mais seis conjuntos de restos humanos.
Novembro de 2011: O Departamento de Polícia do Condado de Suffolk anuncia que as vítimas encontradas perto de Gilgo Beach eram provavelmente profissionais do sexo. Eles acreditam que uma pessoa pode ser responsável pelos assassinatos.
Dezembro de 2011: Os restos de Shannan Gilbert são encontrados na praia de Gilgo. Os policiais da época não acreditavam que ela havia sido assassinada. Os restos mortais de Gilbert foram descobertos cerca de um ano e meio depois de desaparecer.
Dezembro de 2015: O FBI se junta à investigação aos assassinatos.
Maio de 2020: Os restos de Manorville Jane Doe são identificados como Valerie Mack. Mack estava trabalhando como acompanhante na Filadélfia quando desapareceu. Ela foi vista pela última vez por sua família em Nova Jersey em 2000.
Janeiro de 2022: Uma nova força -tarefa é criada para investigar os assassinatos.
Maio de 2022: Os policiais liberam um telefonema de 22 minutos da noite que Gilbert desapareceu.
13 de julho de 2023: As autoridades anunciam a prisão de Rex Heuermann. O suspeito foi preso em Manhattan. Ele foi acusado da morte de Costello, Barthelemy e Waterman. Ele foi nomeado o principal suspeito do assassinato de Brainard-Barnes, mas os policiais não o acusaram.
4 de agosto de 2023: A mulher, conhecida como Fire Island Jane Doe, formalmente identificada como Karen Vergata, 34.
18 de outubro de 2023: O advogado John Ray diz que novas evidências conectaram Heuermann às vítimas Gilbert e Vergata.
16 de janeiro de 2024: Heuermann é acusado de assassinar Brainard-Barnes. Ele se declarou inocente.
17 de dezembro de 2024: Heuermann é acusado de assassinar Valerie Mack.