Este é o momento dramático que um zelador de heróis resgata quatro bebês de um apartamento ardente no sexto andar em Paris.
Imagens incríveis mostram Fouseynou Cissé enfrentar fumaça espessa e alturas estonteantes enquanto ele se equilibra na borda externa de um bloco de apartamentos em chamas, sinalizando urgentemente para aqueles presos por dentro.
Através da janela enegrecida, o homem de 39 anos pode ser visto persuadindo pais desesperados a entregar seus filhos, um a um.
Primeiro, ele cuidadosamente segura um bebê de cinco meses, depois passa pelo bebê para um homem empoleirado em um prédio vizinho.
Momentos depois, ele repete o ato heróico com uma criança de um ano de idade.
Mas o zelador, que trabalha em uma escola local, não parou por aí.
Ele passou a resgatar mais duas crianças e dois adultos do inferno envolvendo o prédio no norte de Paris na sexta -feira.
“Eu não me fiz a pergunta. Suas vidas estavam em perigo. Não pensei duas vezes”, disse ele Le Parisien.
Ele revelou que estava deitado no sofá quando cheirava a fumaça e viu uma mãe segurando seu bebê por uma janela.
Ele disse à esposa para evacuar com a criança de dois anos e depois correu direto para o caos para ajudar seus vizinhos.
“Dada a quantidade de fumaça, eles e seus filhos poderiam ter sufocado”, disse Cissé.
“A última esperança deles era jogar fora pela janela de outra forma …”
Ele creditou seu sucesso ao seu longo período de braço – mais de um metro e meio – e sua altura de 6’2 ”, o que lhe permitiu preencher a lacuna entre os apartamentos.
Ele manteve as pernas montadas nos dois edifícios para ficar ancorado enquanto passava as crianças para a segurança.
Cissé disse Bfmtv: “Quando vi meus vizinhos presos e chocados, não hesitei em pular pela janela e encontrar um lugar para colocar meus pés.
“Fiquei firme, espalhando meus pés e deixando as crianças passarem.”
O incêndio quebrou no segundo andar, mas a fumaça grossa e acre subiu rapidamente para o andar superior.
Naomi, 31, ficou presa com seus dois filhos, com nove e 11 anos, e os filhos de um vizinho-os de cinco meses e uma criança de uma criança e meio-depois que a escada se tornou intransitável.
“Não conseguimos mais ver nada”, disse ela. “Fomos pegos na fumaça … eu gritei com eles para voltar.”
Cissé escalou a clarabóia de um vizinho, que ele disse estar “de 4 a 5 metros” do apartamento onde as mães e crianças estavam se abrigando.
“Foram principalmente os bebês que me levaram a agir (…) É uma questão de sobrevivência”, disse ele à BFMTV.
“Quando você pensa, você não calcula os riscos. Foi depois, quando assisti as imagens novamente, que entendi que poderia morrer e cair do sexto andar.”
Dez pessoas foram levadas ao hospital por inalação de fumaça, informou a mídia local.
Cissé, apelidado de “o herói do 18º arrondissement”, agora será oficialmente decorado por seu ato de bravura, confirmou o Ministério do Interior francês.
O resgate altruísta provocou um manuseio de louvor.
O senador Rémi Féraud postou no X: “Coragem impressionante que salvou vidas. Fousseynou Cissé é um herói que merece nossa admiração e o reconhecimento de Paris”.
A deputada francesa Matthieu Valet acrescentou: “Enfrentando a morte, armado apenas com sua bravura, ele salvou Naomie, seus dois filhos, o bebê de cinco meses de um vizinho e seu outro filho de um e meio de idade. Sem uma arma. Sem capacete. Apenas sua coragem.”