Blazes “apocalíptico” forçaram o Aeroporto Internacional de Marselha a desligar como aparelho da França para combater incêndios florestais furiosos.
Plumas de fumaça acre subiram o céu – fazendo com que o aeroporto feche suas pistas logo após o meio -dia e cancele dezenas de voos.

Diz-se que o incêndio começou em um veículo na área de Pennes-Mirabeau, ao norte de Marselha.
À tarde, rugiu em 350 hectares (860 acres), de acordo com bombeiros franceses.
O incêndio, abanado por ventos de até 70 quilômetros por hora, poderia ser cheirado no centro de Marselha, enquanto nuvens espessas de fumaça pairavam sobre a cidade.
Os aviões de cair água tentaram extinguir o incêndio nos arredores da cidade, que tem cerca de 900.000 habitantes.
“É muito impressionante – mesmo apocalíptico”, disse Monique Baillard, moradora de Les Pennes -Mirabeau.
Um porta-voz do aeroporto de Marselha, a quarta mais aprovada da França, disse que os aviões não estavam decolando ou aterrissando desde o meio-dia.
Eles acrescentaram que alguns vôos foram desviados para Nice, Nimes e outros aeroportos regionais. Não ficou claro quando o aeroporto reabriria.
Em resposta, os serviços de emergência mobilizaram mais de 720 bombeiros e 230 máquinas de água.
Além disso, quatro helicópteros de bombardeiros aquáticos, uma aeronave de traço e quatro canadens (aeronaves especializadas em combate a incêndios) foram implantadas, de acordo com a Sky News.
O incêndio também interrompeu o tráfego de trens enquanto o incêndio se espalhou rapidamente para as bordas da cidade francesa do sul.
A operadora ferroviária francesa SNCF disse que a circulação de trens entre Marselha e a estação de trem TGV de alta velocidade Miramas-Aix foi interrompida devido a um incêndio que se aproximava dos trilhos em L’Estaque, um bairro pitoresco da cidade.
O prefeito da cidade alertou que o incêndio continua se espalhando ao norte de Marselha.
Benoit Payan disse: “O incêndio que começou esta manhã em Pennes-Mirabeau continua se espalhando ao norte de Marselha.
“Fui ao posto de comando do batalhão de bombeiros de Marselha para monitorar as operações”.
Ele repetiu pedidos anteriores às pessoas para ficar dentro e aderir às instruções oficiais.
Anteriormente, Payan, em X, alertou os moradores de que o incêndio estava agora “nas portas de Marselha”, instando os habitantes no norte da cidade a abster -se de levar para as estradas para dar lugar a serviços de resgate.
Enquanto isso, o prefeito de Pennes-Mirabeau disse que dois conjuntos habitacionais foram evacuados e os bombeiros se posicionaram do lado de fora de um povo velho para lutar contra chamas se aproximando.
O incêndio perto de Marselha é apenas o mais recente a ter atingido a França nos últimos dias.
Várias semanas de ondas de calor combinadas com ventos fortes aumentaram o risco de incêndios florestais no sul da França, com vários nos últimos dois dias.
A oeste, perto da cidade de Narbonne, mais de 1.000 bombeiros de todo o país estavam tentando conter outro incêndio.
Ele havia atravessado 2.000 hectares (4.900 acres) de árvores desde o início da propriedade de uma vinícola na segunda -feira à tarde, disseram eles.
Na vila de Prat-de-Cest na manhã de terça-feira, as árvores estavam enegrecidas ou ainda pegando fogo.