22.2 C
São Paulo
domingo, agosto 17, 2025

Um pequeno laboratório ajudou a Nvidia a valer US$ 4 trilhões

TecnologiaUm pequeno laboratório ajudou a Nvidia a valer US$ 4 trilhões


Em 2009, o Laboratório de Pesquisa da Nvidia tinha pouco mais de uma dúzia de funcionários e se concentrou no rastreamento de raios, uma técnica de renderização usada em gráficos de computadores.

Hoje, com mais de 400 pesquisadores, o Centro ajudou a transformar a empresa de fabricantes de GPUs para videogames nos anos 90 em um gigante de US $ 4 trilhões, aumentando a revolução da inteligência artificial, de acordo com informações da informação TechCrunch.

Como o Laboratório de Pesquisa da NVIDIA

Bill Dally, atual cientista -chefe da NVIDIA, começou a colaborar com a empresa em 2003, enquanto ele era professor em Stanford. Quando ele deixou o cargo de chefe do Departamento de Ciência da Computação, ele pretendia levar um ano sabático.

Mas o então chefe do laboratório, David Kirk, e o CEO, Jensen Huang, o convenceram a assumir o comando do centro de pesquisa em tempo integral. Com Dally, o grupo começou a trabalhar em áreas além do rastreamento de raios, como design de circuito e integração de transistor de chip em grande escala.

Essa mudança abriu o caminho para uma aposta inicial: em 2010, a Nvidia começou a adaptar suas GPUs à IA, mais de uma década antes do atual boom, desenvolvendo hardware e software destinados a pesquisadores em todo o mundo.

Fachada nvidia
Imagem: Igal Vaisman/ShutterTock

Para Dally, essa transição foi quase natural. “Acabou sendo um ajuste perfeito para meus interesses e talentos”, disse ele. “Acho que todo mundo está sempre procurando o lugar da vida em que eles possam dar a maior contribuição para o mundo. E para mim este lugar é definitivamente a Nvidia”.

Quando ele assumiu a liderança do laboratório, a prioridade era expandir o alcance da pesquisa. Rapidamente, os esforços se diversificaram além do rastreamento de raios, incorporando áreas como design de circuitos e vlsi (Integração muito em larga escala), processo que combina milhões de transistores em um único chip.

Expansão e consolidação

Desde então, o laboratório não parou de crescer. “Tentamos descobrir o que pode gerar o impacto mais positivo na empresa, porque emergindo constantemente áreas novas e emocionantes. Alguns têm um grande potencial, mas nem sempre podemos prever se serão um sucesso retumbante”, explica Dally.

A IA Company agora vale cerca de R $ 19,4 trilhões, com ações subindo para 3% (Imagem: Jartee/Shutterstock)

Por um tempo, a grande aposta estava no desenvolvimento de GPUs cada vez mais melhores para a inteligência artificial. Nvidia foi pioneira nesse campo e começou a explorar a idéia de GPUs dedicadas à IA em 2010. “Dissemos: Isso é incrível, mudará completamente o mundo”, lembra Dally. “Precisamos investir pesadamente nisso. E Jensen acreditava quando eu disse isso”.

Leia mais:

Com isso, a empresa começou a especializar suas GPUs e criar muito software para suportar. Ele também interagiu com pesquisadores em todo o mundo muito antes do tema se tornar relevante para o mercado.

Essa visão de longo prazo ajudou a posicionar a NVIDIA na linha de frente da atual revolução da IA. O laboratório de pesquisa se consolidou como um dos motores de inovação mais estratégicos da empresa.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Stuart broad archives | swiftsportx. Welcome to our diverse free online courses initiative. Phoenix police suspend officers after sudden arrest of deaf man with cerebral palsy.