A corajosa viúva do bilionário Mike Lynch se abriu nos momentos finais antes do £ 14 milhões do iate bayesiano afundado.
Angela Bacares, 58 anos, sobreviveu ao desastre marítimo, mas perdeu o marido e a filha adolescente Hannah.
Bacares foi despertado no meio da noite, quando o navio de luxo começou a se inclinar quando uma tempestade passou pela Sicília em agosto do ano passado.
O Bayesiano de 184 pés afundou alguns minutos depois de ser atingido pelo descendente – um vento forte e localizado – enquanto ancorado em PORTICELLO, perto de Palermo.
Sete pessoas morreram, incluindo quatro britânicos após uma missão frenética de resgate.
Falando pouco antes do aniversário de um ano da tragédia Bacares disse aos promotores italianos que, quando se sentou na cama, “não estava preocupada, apenas curiosa”.
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Enquanto o mau tempo continuava a agitar, Bacares lembrou -se de ter visto objetos começando a deslizar pela cabine que ela estava compartilhando com o Sr. Lynch.
Mas a viúva diz que permaneceu calma e não achava que eles estavam em uma “situação séria”.
Esse sentimento foi devido ao fato de ela ser pega em outra luta traiçoeira de clima apenas duas semanas antes em Nápoles, que passou depois de algum tempo.
Os ventos perigosos continuaram a piorar, segundo Bacares, enquanto mais tarde decidiu deixar sua cabine e falar com o capitão James Cutfield pouco antes das 4h.
O neozelandês Cutfield e sua equipe foram elogiados por Bacares em sua última declaração, pois sempre se sentiu “tranquilizada” pela calma deles no mau tempo.
Mas o capitão, 52 anos, foi colocado sob investigação para naufrágio e homicídio culposo após os detalhes do naufrágio foram descobertos.
Os promotores italianos também estão olhando para o engenheiro do navio Tim Parker Eaton e o Nightwatchman Matthew Griffiths.
Todos os três negam qualquer culpa à medida que as investigações continuam.
Bacares diz que depois de falar com a tripulação, continuou a se sentir calmo.
Então “algo catastrófico aconteceu”, disse ela.
Ela se lembra do barco de repente rolando de lado quando ventos de 80 mph e uma água de tornado atingiu o mastro e deixou os em pranchas correndo por suas vidas.
Quando o barco afundou rapidamente, MS BACARES foi puxado para a segurança por um membro da tripulação sem saber de onde estavam seus entes queridos.
Dos 22 a bordo, 15 sobreviveram, mas sete morreram, incluindo Sr. Lynch e Hannah, 18.
Mergulhadores passaram cinco dias vasculhando os destroços bayesianos para recuperar os corpos dos passageiros desaparecidos.
Eles encontraram Lynch e seus quatro convidados, Chris e Neda Morvillo e Jonathan e Judy Bloomer, na primeira cabine à esquerda.
Hannah foi o último passageiro a ser descoberto na terceira cabine.
As autoridades disseram que as vítimas haviam se esforçado para chegar a bolsos de ar no iate, pois afundavam o primeiro lugar antes de rolar para o lado direito no fundo do mar.
A empresária Angela agora também está enfrentando uma batalha financeira.
Existe o potencial da ação judicial das famílias das vítimas que morreram no iate-e no início desta semana, o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que a propriedade de seu marido deve nos EUA, a gigante da tecnologia Hewlett-Packard, mais de 700 milhões de libras relacionadas a reivindicações de fraude.
O caso foi apresentado seis anos atrás pela HP depois que eles adquiriram sua autonomia em 2011.
A empresa alegou que Lynch e o ex -diretor financeiro inflaram fraudulentamente seu valor.
Enquanto Lynch estava enfrentando ações judiciais na América, a HP já o estava perseguindo pelos tribunais civis na Grã -Bretanha – levando à decisão de danos desta semana.
O Tribunal Superior decidiu que a HP havia pago muito mais do que teria feito “se a verdadeira posição financeira da autonomia tivesse sido apresentada corretamente” durante a venda.
Se a propriedade dele – que vai para Angela e sua filha restante Esme, 22 – acaba tendo que pagar, quase certamente será falido, não deixando a herança para a família.
Dentro dos 16 minutos finais do bayesiano
Os dados recuperados do sistema de identificação automática do bayesiano (AIS) quebram exatamente como afundou em uma linha do tempo dolorosa minuto a minuto.
Às 3h50 da segunda -feira, 19 de agosto, o bayesiano começou a sacudir “perigosamente” durante uma tempestade feroz, saída italiana Corriere revelado.
Apenas minutos depois, às 3h59, a âncora do barco cedeu, com uma fonte dizendo que os dados mostraram que “não havia âncora para manter”.
Depois que o clima feroz arrancou a amarração do barco, foi arrastado cerca de 358 metros pela água.
Às 4 da manhã, ele começou a pegar água e mergulhou em um blecaute, indicando que as ondas haviam atingido seu gerador ou até mesmo sala de máquinas.
Às 4h05, o bayesiano desapareceu completamente embaixo das ondas.
Um sinal de emergência GPS foi finalmente emitido às 4h06 da estação da guarda costeira de Bari, uma cidade próxima, alertando -os de que o navio havia afundado.
Os primeiros relatórios sugeriram que o desastre ocorreu por volta das 5h da manhã, na costa do porto de PORTICELLO, em Palermo, na Sicília.
Os novos dados retirados do AIS do barco parece sugerir que aconteceu uma hora antes por volta das 4 da manhã.
Cerca de 15 dos 22 a bordo foram resgatados, 11 deles se arrastando em uma balsa vidas inflável que surgiu no convés.
Um barco menor próximo – chamado Sir Robert Baden Powell – depois ajudou a levar essas pessoas para a costa.