Os motoristas sabem há muito tempo que precisam estar cientes de onde fornecem seus veículos. Isso ocorre porque existem estabelecimentos que agem de má fé e adulterados com combustível para obter lucros maiores, prejudicando o bolso do consumidor e ainda sendo capazes de danificar seu veículo.
A quantidade de fraude é muito grande, pois há estações que vendem gasolina adulterada com solvente, etanol e até metanol. A adulteração também ocorre com o etanol, pois existem estabelecimentos que colocam uma quantidade de água acima do normal, o que pode levar à perda de eficiência em um carro flexível e problemas do motor.
Se isso acontecer com você, é muito importante que você esteja ciente de alguns sinais para agir da melhor maneira e evitar problemas ainda mais sérios em seu veículo. Nas linhas a seguir, o Visual digital Isso traz alguns sinais de alerta de que seu combustível foi adulterado.
Leia mais:
Abaixo, você pode ver os problemas mais comuns que um combustível adulterado pode causar a um veículo. Isso facilita prestar atenção aos sinais e procurar uma solução rápida para o problema.
1. CARRA FALHA E “CHOGING”
Imagine a seguinte situação: você costuma andar com seu carro em silêncio, sem problemas. Então, um dia, você para em uma estação X e fornece o veículo. Depois disso, ele começa a perceber que o carro está tendo dificuldades para começar ou está engasgando com baixas engrenagens. Esteja ciente, pois este é um sinal de combustível adulterado.
Observando isso, é muito importante, o mais rápido possível, procure um profissional de sua confiança para analisar seu veículo, veja se tudo está certo com o motor e o leste do que fazer para resolver problemas.
2. A luz da injeção eletrônica iluminada
A luz de injeção eletrônica serve para indicar que há um problema com o veículo, como a presença de combustível ruim. Isso ocorre porque o sistema de injeção é responsável por controlar a admissão de combustível no motor.
Portanto, se logo depois de abastecer o carro, você percebe que a luz acendeu o painel, tenha cuidado para que isso possa ser um sinal de gasolina ou etanol adulterada. A medida correta é levar o carro a um especialista para fazer uma avaliação correta.
3. Perda de poder

Um tempo depois de abastecer em um determinado post, você está percebendo seu veículo mais pesado, com dificuldade em tomar maior aceleração e até ultrapassar? Nesse caso, seja cauteloso, porque esses problemas podem ser gerados por combustão irregular de combustível, algo que acontece quando o produto injetado no carro é adulterado.
4. Consumo além do normal

Você sentiu um aumento repentino no consumo de combustível do seu carro após o fornecimento? Este é outro sinal de que a substância colocada no tanque de carros foi adulterada. Nesse caso, também vale a pena consultar um mecânico de sua confiança e relatar o problema.
5. Óleo contaminado

Quando se trata de trocar o óleo do carro, peça ao profissional que esteja ciente das características do líquido que serão removidas do veículo. Se tiver muitas diferenças em sua aparência, é um sinal de que o combustível injetado no carro é adulterado.
6. Problemas constantes em partes do carro

Os combustíveis ruins geralmente afetam os bicos do injetor e até geram corrosão interna na bomba de combustível. Portanto, se você costuma ter a necessidade de manter esses componentes, suspeita estar fornecendo gasolina ou etanol adulterado.
Esse tipo de problema, se não for identificado rapidamente e corrigido, pode levar a damificações em pistões, velas, válvulas e escape.