Um jato militar espanhol que transportava o ministro da Defesa do país experimentou um “distúrbio” do GPS enquanto voava perto do enclave de Kaliningrado da Rússia na quarta -feira, confirmaram autoridades espanholas.
O incidente levantou preocupações sobre a segurança de vôos militares na região em meio a tensões aumentadas.
Segundo as autoridades espanholas, era a ministra da Defesa Margarita Robles no jato na época.
Ela estava programada para uma reunião bilateral com seu colega lituano, Dovile Sakaliene, durante uma visita à base aérea de Siauliai na quarta -feira, de acordo com a agenda do governo espanhol.
O jato também estava transportando parentes de aviadores espanhóis participando da nova missão de defesa aérea da OTAN no flanco oriental da Europa.
O jato estava voando sobre o enclave russo de Kaliningrado, a caminho da Lituânia, informou o ministério.
A missão foi lançada no início deste mês, após a interceptação da Polônia de drones que haviam violado seu espaço aéreo.
O homem de 68 anos tem sido EspanhaMinistro da Defesa da Defesa desde 2018.
Em junho, ela declarou que a Espanha estava “absolutamente comprometida” com a OTAN e a União Europeia.
Em agosto, o ministro disse Espanha procuraria “revigorar” o projeto europeu de jato de caça, FCAs.
Na semana passada, o contingente espanhol interceptou oito aeronaves russas operando sobre o Mar Báltico, informou o Ministério da Defesa em comunicado.
Um comandante a bordo do jato espanhol acrescentou que esses incidentes são rotineiros ao voar perto de Kaliningrado, afetando aeronaves civis e militares, e observou que os satélites militares também podem ser usados para navegação.
Isso seguiu a decisão da Espanha de lançar planos de comprar jatos F-35 fabricados nos EUA, reorientando seus gastos com defesa em aeronaves fabricadas na Europa.
A Espanha anunciou que não perseguiria mais os caças F-35 fabricados nos EUA, redirecionando seu orçamento de defesa em direção a aeronaves fabricadas na Europa.
Isso ocorre após a declaração da Grã -Bretanha de que eles estão “prontos para agir” depois que Donald Trump disse à OTAN para abater aviões russos se violar o espaço aéreo europeu, alertou Yvette Cooper.
O secretário de Relações Exteriores criticou Moscou por suas violações “provocativas e imprudentes” no espaço aéreo da OTAN nas últimas semanas durante um discurso à ONU.
Cooper disse à ONU na terça -feira: “A segurança da Ucrânia é a nossa segurança, e todos nós dependem de defender a Carta da ONU.
“As ações da Rússia buscam minar a democracia, garantir conflitos e espalhar instabilidade muito além das fronteiras da Europa.
“Nas últimas semanas, vimos violações provocativas e imprudentes do espaço aéreo da OTAN na Estônia, Polônia e Romênia, contra as quais a OTAN permanece firme, e estaremos prontos para agir”.
Ela se dirigiu diretamente a Putin – alertando suas “ações imprudentes arriscar um confronto armado direto entre a OTAN e a Rússia”.
Em um incidente semelhante, a RAF suspeitava que a Rússia tivesse atingido sinais no avião do secretário de Defesa Grant Shapp.
O GPS e outros sinais foram bloqueados por quase 30 minutos em um ato de “guerra eletrônica”.
Um jato que transportava von der Leyen para Plovdiv perdeu todos os auxílios à navegação elétrica ao se aproximar do aeroporto da cidade.
O incidente está sendo tratado como interferência russa, de acordo com três funcionários falando com o FT.
Um deles disse ao jornal: “Todo o GPS da área do aeroporto ficou escuro. Foi uma interferência inegável”.
O piloto de Von der Leyen circulou o aeroporto por uma hora antes de decidir pousar usando mapas de papel da velha escola, disse o funcionário.
O GPS do Aeroporto de Plovdiv poderia ter sido nocauteado por tonificação e falsificação.
Esses métodos distorcem ou bloqueiam completamente o acesso a sistemas de navegação baseados em satélite e eram tradicionalmente usados por militares para defender sites sensíveis.
Os governos da UE alertaram que o aumento dos casos de interrupção do GPS – culpado pela Rússia – o risco de causar um grande desastre aéreo.
A Estônia e a vizinha Finlândia acusaram anteriormente a Rússia de tocar sistemas de navegação por GPS no espaço aéreo da região.
A Rússia, no entanto, negou qualquer interferência nas comunicações ou redes de satélite.
Mais a seguir … Para as últimas notícias desta história, continue verificando o sol online
Thesun.co.uk é o seu destino preferido para as melhores notícias de celebridades, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeo imperdível.
Como nós no Facebook em www.facebook.com/thesun e siga -nos em nossa principal conta no Twitter em @Thesun.