Um homem foi criticado por uma besta de 1.260 lb no notório festival Pamplona Bull Run, quando outros oito ficaram feridos na debandada.
As lesões são as mais recentes a atingir a região do norte do espanhol, com quase 300 incidentes registrados a cada ano a partir do evento que desafia a morte.
Depois de pouco mais de dois minutos, seis homens foram levados às pressas para o hospital quando dois touros foram destacados do resto do grupo.
Um homem que era gored sob sua axila, permanece sob observação.
“Neste momento, ele está sob observação, mas está em estado estável”, confirmou um médico.
Até 4.000 corredores participam de cada corrida de touro, que ocorre em quase 850 metros e pode durar até quatro minutos.
Um dos touros, Zalagarda, é a besta mais pesada deste ano e pesa uma pedra impressionante de 610 kg – ou 96.
A corrida foi a primeira das nove e seguiu uma movimentada cerimônia de abertura na cidade espanhola do norte.
As festividades de Chupinazo vêem milhares de foliões – vestidos com garms vermelhos e brancos tradicionais – se reúnem e bebem Sangria para marcar o início do evento de San Fermin.
Esporte mortal
Cerca de 16 pessoas foram mortas no festival anual, que ficou famoso pelo romance Ernest Hemingway de 1926, ‘The Sun também Rises’.
Vários estrangeiros, de australianos a americanos até britânicos e irlandeses, estão normalmente entre os feridos.
A morte mais recente no evento Pamplona foi em 2009, quando Daniel Jimeno, 27 anos, de Madri, foi gorou no pescoço por um touro chamado capuchino.
Em outros lugares, um homem foi morto durante um festival de touros em El Casar, na Espanha.
Sua morte foi descrita pelo conselho local como “um acidente infeliz”, enquanto os ativistas dos direitos dos animais condenavam o evento, chamando -o de desperdício dos recursos da cidade e “traumático” para as crianças.
O garoto de 20 anos foi irritado em um touro no festival rural e sofreu ferimentos no pulmão.
A vítima sem nome morreu mais tarde na segunda -feira em La Hospital Universitário de Paz em Madri.
O que é o Pamplona Bull Run?
Pensa -se que o evento histórico tenha começado em 1591, quando o aprendiz de açougueiros pastorearia os animais até o bullring.
O festival é realizado de 7 de julho a 14 de julho em Pamplona, Espanha a cada ano.
Seis touros espanhóis de luta, juntamente com seis novilhos, correm do Corrales de Santo Domingo até a Plaza de Toros Bouls, de Pamplona.
Mais de um milhão de espectadores atendem para assistir a milhares de corredores participarem dos 8 dias do festival de San Fermín.
As corridas geralmente levam entre dois a três minutos para serem concluídos. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos.
Há uma forte presença policial no evento para evitar ferimentos e impedir que qualquer pessoa que esteja bêbada de participar do evento perigoso.
Embora a duração do curso tenha apenas 875 metros de comprimento, é praticamente impossível para qualquer corredor concluir o comprimento devido ao número de participantes e velocidade dos touros.
Nesse mesmo ano, outro homem, 51 anos, morreu em um evento de corrida de touros realizado nas proximidades de Mesones quando escorregou uma cerca enquanto tentava escapar dos touros.
A Associação de Defesa Animal de El Casar enfrentou os eventos.
Um porta -voz disse: “Além das questões legais, esses incidentes geram despesas e consequências que afetam todos os cidadãos, mesmo aqueles que se opõem a esses eventos.
“A dor para esta nova vítima é profunda e parte de nossa luta consiste em impedir que tragédias como essa continuem a ocorrer”.
A associação acrescentou: “Essa é a melhor maneira de investir nossos recursos e aproveitar nosso tempo de lazer?
“Esse tipo de evento não apenas coloca pessoas e animais em risco, mas também expõe as crianças a situações traumáticas que podem moldar sua percepção do mundo.
“O bem-estar das pessoas e o respeito pelos animais devem ser prioridades na sociedade moderna e é nossa responsabilidade repensar se esses eventos refletem os valores que queremos promover”.
Os ativistas estão pressionando “entretenimento mais seguro e educacional que incentiva o prazer saudável do tempo livre, sem riscos à integridade física ou moral de nossa comunidade”.