Um invasor de aeroporto que foi sugado para um motor de avião e morto no aeroporto de Milão conseguiu chegar à aeronave em questão de segundos.
Entende-se que o italiano de 35 anos ignorou várias camadas de segurança antes de chegar a um avião em movimento no aeroporto de Milão Bergamo.
O incidente de horror de terça -feira levantou questões sobre como o homem conseguiu alcançar o asfalto em um dos aeroportos mais movimentados da Itália.
Ele teria entrado no aeroporto no caminho errado de carro, abandonou o veículo perto do terminal e depois forçou seu caminho por uma porta de segurança no nível do solo em questão de segundos – enquanto era perseguido pela polícia.
A porta leva diretamente do salão de chegadas para a área de estacionamento da aeronave-uma zona supostamente de segurança.
O homem supostamente ganhou acesso à área de chegadas do térreo do terminal, abriu uma porta destinada apenas a pessoal autorizado e entrou na zona operacional do lado do ar, relatado Il Fatto Quotidiano.
Ele teria sido visto por um policial e perseguiu, mas ainda conseguiu correr pelo asfalto e alcançar um Volotea Airbus A319, assim como estava realizando sua manobra de reação.
Dizia -se que a aeronave, preparando -se para partir para Astúrias, a Espanha, já estava em movimento quando o homem se aproximou e foi fatalmente sugado para o motor.
Uma testemunha que estava embarcando em um avião próximo disse à mídia local: “No começo, ele se jogou contra as carcaças – as proteções do motor certo do avião.
“Então ele deu a volta e se jogou ou foi sugado para a hélice do motor esquerdo.
“Estávamos tentando subir as escadas e vimos tudo”.
O invasor, que não era passageiro nem funcionário do aeroporto, não teve associação com a companhia aérea, de acordo com a Volotea.
Fontes familiarizadas com as operações aeroportuárias disseram que o caminho do homem através de áreas restritas foi rápido e chocante, informou La Voce del Patriota.
A saída italiana acrescentou que o episódio levantou questões sobre as medidas de segurança adotadas no aeroporto de Bergamo, também conhecido como Orio Al Serio.
As autoridades estão agora enfrentando escrutínio sobre como o homem foi capaz de violar uma área tão sensível tão rapidamente – especialmente em um dos centros de viagem mais movimentados da Itália, conhecidos por seus protocolos apertados.
O terceiro aeroporto mais movimentado da Itália, Orio Al Serio, está equipado com camadas de cheques, barreiras e vigilância.
No entanto, o homem supostamente ignorou todos eles, a pé, em plena luz do dia e sob perseguição.
As autoridades de aviação e a polícia estão agora sob pressão para explicar como alguém sem autorização conseguiu acessar a pista tão rapidamente – e por que a intervenção chegou tarde demais.
Segundo La Voce del Patriota, os investigadores estão trabalhando na possibilidade de que as ações do homem fossem deliberadas e premeditadas.
“A hipótese mais credenciada, embora ainda em consideração, é a de um ato voluntário, um suicídio premeditado”, disseram fontes à saída italiana.
Todas as operações de vôo em Orio al Serio foram suspensas das 10h20 às 12h – com vários vôos cancelados, atrasados e desviados.
Às 11h50, horário local, um total de nove vôos já havia sido desviado – um para Bolonha, dois para Verona e seis redirecionados para Milan Malpensa.
Os vôos da Ryanair partem para Crotone, Katowice, Praga, Zadar, Tirana, Kos, Malta, Nápoles, Porto, Alghero, Dusseldorf (Eurowings) estavam entre os muitos cancelamentos, relatórios Milano hoje.
O tráfego aéreo retomou às 12h, horário local, de acordo com o operador do aeroporto Sacbo.
Milano Bergamo é classificado como o terceiro aeroporto mais movimentado da Itália, tendo lidado com até 17,4 milhões de passageiros no ano passado.
Uma parte significativa de seu tráfego é impulsionada pela companhia aérea orçamentária Ryanair.
Juntamente com Milan Linate e Milan Malpensa, faz parte do sistema aeroporto de Milão, que é o maior da Itália em termos de volume de passageiros.