Os modelos de IA ganham ouro em uma Olimpíada de Matemática Internacional para 1º, 7 em cada 10 estudantes do ensino médio já recorrem a ferramentas generativas de inteligência artificial – como ChatGPT, Copilot e Gêmeos – para realizar pesquisas escolares. Apesar da ampla adesão dos alunos, apenas 32% receberam orientação dos professores sobre como usar as ferramentas gerais nas atividades escolares. As tecnologias de IA também estão sendo usadas por estudantes dos primeiros anos (15%) e dos últimos anos do ensino fundamental (39%). Ao todo, 37% dos estudantes de educação básica assumem o uso de IA generativo na pesquisa escolar, mas apenas 19% receberam algum tipo de orientação parte dos professores. Os alunos do ensino médio usam mais Tiktok e YouTube do que o Google para pesquisa e trabalho escolar. Gustavo Pellizzon/SVM Os dados, divulgados na terça -feira (16), fazem parte da 15ª edição da ECT Education, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) da informação Ponto BR (Nic.BR) e Centro de Coordenação. A partir de informações do censo escolar de educação básica de 2024 e entre entrevistas em Público em Público (Municipal, Estado e Federal) e Privadas, de áreas urbanas e rurais, foi revelado que :: YouTube e Tiktok canais ou aplicativos, eles excedem sites pesquisáveis como o Google, o Bing e se tornam os principais recursos digitais usados por estudantes da escola em estudantes da escola. Entre os alunos do ensino fundamental, os mecanismos de pesquisa ainda são os mais utilizados, mas as plataformas de vídeo chegam em breve. A conectividade nas pesquisas das escolas também revela um crescimento na porcentagem de escolas com acesso à Internet, que atingiu 96% das instituições de educação básica brasileira. Destes, 88% têm Internet na sala de aula, 20 pontos percentuais a mais do que registrados na edição de 2020 da pesquisa. No entanto, os alunos ainda estão sujeitos a desigualdades. Existem desafios no acesso a recursos digitais, bem como a disponibilidade de acesso à rede em espaços escolares e dispositivos digitais para os alunos. O problema afeta principalmente as escolas municipais menores e/ou localizadas em áreas rurais. Treinamento contínuo de professores A pesquisa também mostra que a maioria dos professores brasileiros está interessada em aprender sobre o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Cerca de 54% dos professores disseram ter algum treinamento contínuo para esse fim nos 12 meses anteriores à pesquisa. No entanto, os juros caíram entre as escolas municipais, que tiveram 62% em treinamento na área em 2021, mas foram 43% em 2024. Além disso: 82% dos professores fizeram cursos relacionados a plataformas, programas de computador ou aplicações usadas na criação de materiais de ensino. 79% procuraram informações sobre como usar as tecnologias digitais para adaptar as atividades aos ritmos de aprendizado dos alunos. 69% participaram do treinamento sobre como orientar os alunos sobre o uso seguro das tecnologias digitais. 68% participaram do treinamento em educação da mídia e uso crítico da mídia na sala de aula 59% participaram do treinamento sobre o uso da IA em atividades educacionais. Leia também o que a morte dos 11 anos -agredida na escola em PE revela sobre violência nas escolas no Brasil
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