Quanto tempo você acha que um carro precisa percorrer o mundo? Um ano? Meses? Semanas? Para o Mercedes-AMG GT XX, levou apenas dias. Para ser exato: 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos.
A marca representa o novo recorde mundial entre veículos elétricos. O modelo visitou os 40.075 quilômetros da circunferência da Terra durante um teste de longo prazo no circuito rápido na Itália.
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Para atingir essa marca, o carro -conceito da Mercedes foi acionado a uma velocidade constante de 300 km/h, parando apenas para recarregar. Um total de 17 pilotos se revezaram em dois turnos – e entre eles estava a estrela da Fórmula 1 George Russell.
Durante o experimento, o modelo não apenas atingiu o recorde de “Back to the World”. Mercedes-AMG GT XX quebrou um total de 25 registros!
A lista de registros
- A lista é imensa e inclui a maior distância percorrida em 12, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas.
- A marca mais impressionante, no entanto, é a 24 horas.
- O protótipo viajou não menos de 5.479 quilômetros durante esse período.
- Para você ter uma idéia de quanto representa, o registro anterior pertencia ao XPeng P7, que ganhou 3.961 quilômetros no mesmo recorte.
- Ou seja, o Mercedes-AMG GT XX entregou inacreditável 1.518 quilômetros a mais em comparação com o ex-detentor do recorde.
- Segundo especialistas, o principal diferencial está no carregamento da bateria.
- Bateria com células cilíndricas cilíndricas de alumínio-níquel-manganeses (NCMA), que oferecem uma densidade de energia de 300 watts-hora/quilograma.
- O conjunto completo contém mais de 3.000 células e permite uma carga rápida e poderosa de 850 kW.
- Apenas 5 minutos de recarga oferecem quase 400 quilômetros de autonomia.

Mais sobre o protótipo
O modelo vai muito além da bateria da ponta. O pacote tecnológico como um todo é absurdo. Começando com os três motores elétricos de fluxo axial de Yasa de Yasa. O conjunto de dois motores na parte traseira e um na frente gera pouco mais de 1.360 cavalos de potência.
A velocidade máxima é de 360 km/h – e faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos. Para manter a estabilidade em toda essa velocidade, o carro possui um sistema de asa aerodinâmica avançada de Bluetooth.
Lá fora, o modelo manteve elementos tradicionais de AMG, como a grade frontal, mas trouxe algumas melhorias, como o acabamento LED completo.
No interior, o cockpit está extremamente focado no motorista, com apenas um painel digital e uma tela de informação de 14 polegadas.
Vale ressaltar que o Mercedes-AMG GT XX é um conceito, ou seja, não entrará na linha de produção da montadora. Suas principais características, no entanto, devem se mudar para o futuro Mercedes-AMG GT, o próximo cupê de 4 portas da empresa de luxo alemã.
A informação é de EVs internos.