A China mostrou ao mundo as mais recentes armas de alta tecnologia sendo adicionadas a um crescente arsenal militar – mas é tudo o que parece?
Xi Jinping rodou suas novas armas nucleares hipersônicas, canhões a laser e robô cães entre uma série de outras armas impressionantes em seu principal desfile militar em Pequim.
Com o mundo assistindo, Xi sorriu enquanto caminhava ladeado por Kim Jong-un e Vladimir Putin quando as últimas armas foram exibidas.
O desfile – marcando o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial – foi uma grande chance de Xi exibir seu poder militar no maior palco do mundo.
Uma inúmeras fileiras de tanques, drones, caminhões blindados, mísseis e aviões marítimos e aéreos foram todos mostrados para o povo chinês e seus rivais.
Mas alguns ainda estão duvidando da verdadeira natureza do armamento de Pequim e sua capacidade de usá -los no campo de batalha.
Leia mais no desfile de Pequim
Rob Peters, pesquisador sênior da Heritage Foundation, um think tank, com sede em Washington, disse às autoridades estrangeiras do Telegraph procurarão “indicadores técnicos” para julgar se as armas parecem reais ou como “touros ** t”.
Peters acrescentou: “Sempre que [China] Mostra novas tecnologias requintadas, é bom lembrar que devemos ser um pouco cautelosos por terem as melhores coisas ou sabem como usá -las “.
Os militares chineses não participam de combate desde 1979, quando sofreram pesadas baixas durante uma invasão do Vietnã do Norte.
Qualquer futuro O conflito seria a primeira incursão de Xi no cansativo mundo da guerra.
Mísseis nucleares
No desfile, a China revelou mísseis com capacidade nuclear que podem ser lançados a partir de mar, terra e ar juntos.
Marcou a primeira vez que eles mostraram a “tríade” dos recursos prontos para o nuclear.
Alguns dos vistos incluíram o jinglei-1 de longo alcance baseado no ar.
O míssil intercontinental lançado por submarinos, Julang-3, e os mísseis intercontinentais baseados em terra dongfeng-61 (DF-61) e Dongfeng-31.
Em outros lugares, o míssil Dongfeng-5c (DF-5C) foi desmascarado pela primeira vez.
Especialistas observaram a arma tão particularmente preocupante quanto é líquida e pode liberar várias ogivas independentes em um único alvo.
Possui uma faixa relatada de mais de 20.000 km, pode atingir velocidades de mais de 10 Machs e pode atingir qualquer alvo militar no mundo, de acordo com a mídia estatal.
O Dr. Alessandro Arduino, especialista em segurança privada chinesa, disse ao Sun que o uso de armas nucleares no evento era “uma mensagem clara para os EUA e a Europa que eles não são mais intocáveis”.
Uma das principais áreas onde a China precisava impressionar foi através de seus nucleares Arsenal.
Xi costuma se orgulhar de possuir o maior exército do mundo e parte da tecnologia mais avançada do planeta.
Mas quando se trata de armas nucleares, eles estão muito atrasados sobre o que Rússia e os EUA.
Mísseis anti-navio hipersônicos
Uma variedade de mísseis anti-navio foram exibidos, incluindo a crescente linha Yingji.
Os espectadores viram o YJ-15, que pode viajar a velocidades de maqu ataques Enquanto evita habilmente interceptores.
O YJ-17 foi cunhado o mais perturbador dos novos sistemas, pois é um veículo de planície hipersônico configurado para operações anti-navio.
Outros mísseis incluíram os mísseis YJ-18C, YJ-19 e YJ-21, bem como de cruzeiro na forma de Changjian-20a, Changjian-1000, Dongfeng-17 e Dongfeng-26d.
A mídia estatal chinesa diz que a enorme variedade de opções significa que eles possuem “recursos de combate para qualquer clima”.
Muitos deles foram testados no passado contra maquetes de portadores de aeronaves dos EUA.
Diz-se que os mísseis anti-navio são uma das maiores preocupações da América devido ao que isso poderia significar para o seu aliado Taiwan.
Uma invasão iminente de Xi na ilha auto-governada provavelmente teria que envolver uma batalha entre navios de guerra.
Canhões a laser
Pequim vem desenvolvendo as principais armas a laser como defesa contra ataques de drones.
Uma gama completa de sistemas anti-sonhadores estava em exibição total no desfile, incluindo uma arma de míssil, armas a laser de alta energia e armas de microondas de alta potência.
A arma a laser LY-1 foi exibida em torno de um caminhão blindado Hz-155 de oito rodas HZ-155.
Esta arma é apontada para ser muito poderosa e pode desativar ou queimar eletrônicos e pode ser capaz de cegos diretamente pilotos.
A mídia estatal descreveu as armas como uma formidável “tríade” para a libertação do povo Exército.
Nos últimos anos, os sistemas de defesa a laser se tornaram parte integrante da guerra.
As vigas a laser de alta energia podem derrubar drones por apenas 10 libras por tiro – reduzindo o custo de disparar um míssil caro em uma meta de entrada.
Drones
A China também estava interessada em mostrar sua multidão de drones não tripulados que podem ser operados debaixo d’água e no céu.
Pequim exibiu dois tipos de um veículo subaquático Uncrewed extra grande conhecido como XLUUVs.
Também foi visto o drone marítimo AJX002, que é estimado em cerca de 60 pés de comprimento.
Construído para serem implantados em missões furtivas, os sistemas de propulsão de jato de bomba devem ser fundamentais na marinha-marinha.
A série UUV-300 também está armada com até quatro torpedos leves que podem cruzar a 12 nós.
Eles são capazes de implantar minas de fundo EM-12 para interromper uma gama inteira de atividades do fundo do mar do inimigo.
Outro drone em exibição foi o CS-5000T, conhecido como asa voador devido à sua forma distinta.
Cães de robô, tanques e aviões de guerra
Uma das armas mais extraordinárias foram os drones de cachorro robótico.
Os robôs distintos de quatro pernas estão em andamento há anos e estão sendo constantemente desenvolvidos.
Eles foram projetados para se mover e correr como um chita através de um extenso inteligência artificial sistema instalado dentro que ajuda a melhorar após cada execução.
E com a ajuda do aprendizado de máquina, o robô adapta sua marcha a vários terrenos, em uma tentativa de dar o melhor desempenho.
Os cães podem até operar em todo o terreno e tudo clima incluindo neve e montanhas rochosas.
Mais de 100 aeronaves estavam em exibição e centenas de tanques.