As imagens assustadoras mostram o famoso funicular de Lisboa fazendo sua jornada habitual pela mesma colina, onde um acidente de horror matou pelo menos 16 pessoas.
O funicular da gloria é um dos Lisboa’s atrações mais icônicas e geralmente é embalado com turistas e moradores que exploram a capital portuguesa.

A tragédia atingiu os passageiros a bordo do bonde quando descarrilou enquanto cheia de passageiros às 18h05, horário local ontem.
Um dos carros começou a cair “a toda velocidade” a partir de uma altura abaixo da encosta – completamente “fora de controle”, disseram testemunhas.
Ele bateu em um prédio depois de bater em uma curva, descarrilando no processo e foi deixado em destroços contra a parede.
Os corpos foram retirados do carro mutilado, com 21 outros feridos, pois as autoridades alertam que o número de mortos ainda pode aumentar.
Imagens separadas filmadas algum tempo antes do desastre nacional mostrarem o funicular completando a mesma rota que tentou na quarta -feira.
Filmado por um passageiro sentado em direção à frente, mostra a estrada íngreme sem tráfego que se curva em direção ao fundo.
A jornada leva os passageiros do topo da colina até o fundo e está em serviço desde 1885.
O vídeo mostra o motorista girando uma alça de 90 graus quando o bonde começa a descer a pista.
Ele lentamente faz a longa descida pela estrada, pois passa por edifícios cobertos de graffiti, estacionados carros e dezenas de pessoas passeando pelas calçadas.
Muitos habitantes locais são vistos pulando nas trilhas quando o bonde passa.
Um segundo funicular pode ser visto se movendo na direção oposta na metade do caminho.
O bonde chega ao local onde descarrilou há menos de 24 horas.
As autoridades ainda não confirmaram a causa do acidente, mas os relatórios iniciais sugerem que um cabo estalou e enviou o bonde descendo os trilhos.
Testemunhas também apontaram para uma aparente falha dos freios de emergência quando o carro se soltou.
À medida que a carruagem caiu na colina por conta própria, ela atingiu a curva, que pode ser vista nas filmagens anteriores.
Ele bateu em um prédio depois de atingir a curva – deixando os locais e dezenas de turistas presos por dentro.
A curva chega no final da jornada, que leva apenas 2 minutos e 12 segundos no total, de acordo com a filmagem.
Uma vez que passa a curva, o bonde segue uma linha reta curta no final.
O motorista pode ser visto girando os freios enquanto o bonde tritura para uma parada constante e os passageiros saem.
O mesmo resultado deveria acontecer na quarta -feira à noite.
Mas, em vez disso, as testemunhas descreveram o amassando o carro como uma “caixa de papelão” depois de atingir uma parede em velocidade ao fazer sua descida.
O funicular foi destruído quando uma testemunha lembrou -se de ter visto um pedestre esmagado sob os destroços enquanto se inclinava.
Lisboa agora está enfrentando três dias de luto – com as primeiras identidades de vítimas sendo divulgadas, como Brakeman André Marques.
E uma segunda vítima é relatada um turista alemão que estava no bonde com sua esposa e filho, 3 – ambos que sobreviveram.
Entende -se como oito mulheres, sete homens e duas vítimas não identificadas.
Entre os mortos e feridos, são entendidos como nacionais portuguesos, alemães, Espanha e pessoas de Coréia do SulAssim, CanadáAssim, ItáliaAssim, FrançaAssim, SuíçaAssim, Marrocos e Cape Verde.
A polícia agora está investigando enquanto tentam desesperadamente juntar a tragédia.
Imagens chocantes mostram civis corajosos que viram o acidente de bonde amarelo e branco brilhante correndo para ajudar na operação de resgate.
Dezenas correram pela estrada íngreme para descobrir que o carro virou de lado e foi destruído em metal lascado.
Nuvens de poeira e fumaça haviam engolido a faixa estreita quando uma multidão de espectadores preocupados se reuniu no fundo da colina.
Uma testemunha em pânico pode ser ouvida implorando por ajuda depois de dizer que eles podiam ouvir os gritos de crianças presas sob os detritos.
O funicular pode transportar mais de 40 passageiros de cada vez, ambos sentados e em pé, e também é frequentemente usado pelos residentes de Lisboa para seu trajeto diário.
Análise de especialistas: o que deu errado?
O professor Dave Cooper, presidente do Comitê de Padrões Britânicos para Cableways no Reino Unido, contou ao Sun sobre o que pode ter causado a tragédia.
Ele disse: “De uma perspectiva de design de engenharia, o que sabemos é que o sistema foi aberto em 1885 e, portanto, é improvável que tenha cumprido os padrões modernos esperados de um novo sistema de cabos.
“Ele pode ser descrito como um sistema de patrimônio. Tinha dois carros classificados em 43 pessoas e percorreu uma distância de cerca de 265 metros.
“Da descrição vista, entende -se que o sistema acabou de partir com o carro inferior ascendendo e inversamente o carro superior descendo.
“Os passageiros do carro inferior o descrevem que o carro havia acabado de deixar a estação inferior e percorrer uma curta distância e, em seguida, repentinamente reverteu e relaxou para sua posição de parada.
“Dado que o carro inferior ainda está intacto nessa posição e o carro superior que descendo agora está na pista e descarrilou, pode -se dizer que o relacionamento entre os dois carros foi perdido.
“É possível que as cordas que conectaram os dois quebraram. Entende -se que houve dobras na pista e que, se o carro superior estivesse descendo incontrolavelmente, a geometria da pista pode ter permitido que o carro atrapalhasse, dada a velocidade que teria alcançado.
“O que não é entendido é o motivo pelo qual o freio de emergência (se houvesse um) no carro incontrolavelmente descendente não se aplicava.
“Talvez isso tenha sido, mas não conseguiu superar uma combinação da massa do carro e de seus passageiros e a velocidade em que estava viajando”.
É composto de dois carros Anexado permanentemente em cada extremidade do mesmo cabo de transporte, de modo que um sobe o outro desça.
O Glórria Funicular liga os restaurantes Praça Dos ao moderno distrito de Bairro Alto e transporta turistas na encosta íngreme desde 1885.
É um dos três do gênero em Lisboa.
O funicular da glória já saiu dos trilhos antes, embora nunca com consequências tão devastadoras.
Em 7 de maio de 2018, uma grande falha de manutenção levou a um descarrilamento, mas a carruagem ficou na vertical e ninguém foi ferido.
O serviço foi suspenso por cerca de um mês.