21.2 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 13, 2025

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha

TecnologiaAsteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha


Imagine ter seu nome escolhido para batizar um objeto no céu. Agora, pense na cabeça da menina que, desde seis anos, está apaixonada pela astronomia e detectou 80 asteróides. Este é o caso de Nicolinha, que foi homenageado com a designação de um asteróide descoberto em 26 de setembro de 2006 e confirmado recentemente.

Nicole Oliveira Semi, de Alagoas, ficou conhecida como “o astrônomo amador mais jovem do mundo”. Desde a infância, ela participa de projetos científicos cidadãos, inspirando outras crianças a se interessar pela ciência.

Nicolinha participando de um evento em comemoração ao 10º aniversário do Dia do Asteróide, em 11 de julho de 2025. Crédito: Observações do Facebook/Nicolinha

Pequena idade e muita experiência

Com apenas 12 anos, ela acumula experiências impressionantes. Embaixador Mirim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)Mesmo em uma idade tão jovem, ela é uma disseminadora científica com reconhecimento mundial, destacando a designação de um cientista cidadão da colaboração de pesquisa astronômica internacional da NASA (IASC) (IASSC), seus trabalhos como palestrante, os cursos que ela se aplica ao Nicolinha e Kids Club e a produção de videos para canais Observações de Nicolinhano YouTube.

O “mini-astrônomo” foi selecionado por Prêmios Globais de Prodígios Infantis (GCP Awards) Entre as 100 2025 crianças prodigas, na categoria “Ciência e Astronomia Espacial”. Ela já havia pensado na lista em 2022, consolidando sua reputação como uma das mentes mais jovens de sua geração.

Nicolinha recebeu seu primeiro prêmio GCP Awards em 2022
Nicolinha foi escolhido como uma das 100 crianças mais prodigiosas do mundo pelos prêmios GCP em 2022 e 2025. Crédito: Look Digital/YouTube

Nicolinha foi comunicado para escolher seu nome a um asteróide pelo professor Patrick Miller, fundador e diretor da IASC. “Eu me senti muito honrado e ainda estou sentindo, porque é uma emoção enorme ter um asteróide com meu nome”, disse ela em entrevista a Visual digital. “Não tenho palavras para agradecer e dizer como estou feliz por este tributo.”

Leia mais:

Quem descobriu asteróide Nicolinha?

O responsável por detectar o asteróide chamado “292352 Nicolinha“Isso é Robert E. Holmes Jr.Diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica (ARI), em Charleston, Illinois, EUA. Holmes é uma referência no IASC, onde ele orienta estudantes de escolas e universidades em todo o mundo para analisar imagens astronômicas para descobrir novos asteróides e objetos perto da Terra (NEOs).

Orbit de asteróide 292352 Nicolinha, que fica no cinturão principal dos asteróides, entre Marte e Júpiter. Crédito: SSD/JPL/NASA

ARI contribui para telescópios de 24, 32 e 50 polegadas para campanhas de observação e confirmações de NEOs. As imagens capturadas são compartilhadas com grupos de ciências cidadãos, tornando a descoberta científica acessível e educacional.

O descobridor do asteróide “Nicolinha”, Robert Holmes, no Observatório Charleston, que ele próprio construiu. Crédito: Sociedade Planetária

Além de seu trabalho em Ari, Holmes é um fotógrafo profissional. Apaixonado pela educação científica, ele incentiva os jovens em todo o mundo a se envolver ativamente em descobertas astronômicas.

De acordo com o Menor Planet Center (MPC), Holmes discovered thirteen asteroids confirmed between 2004 and 2010 (including “Nicolinha), some in collaboration with Harlan Devore and Tomáš Vorobjov. In 2008, 11,593 detections of asteroid and neos candidates were reported by the astronomer to MPC, all through the Telescopes of the Charleston Observatory, que ele próprio construiu – Uma quantidade maior do que qualquer outro Observatório Profissional ou Amador. Também é responsável por descobrir o Cometa C/2008 N1 (Holmes).



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Our history poco. Hindi comedy video deaf stack. colombo strikers archives | swiftsportx.