Os amantes da velocidade (mais de 30, 40 anos) devem estar lembrando com carinho o Fiat Tempra Turbo, o “Carro do Ano” de 1995, de acordo com a revista Quatro Rodas. O modelo também recebeu o título de “veículo mais rápido do Brasil”.
E foi muito rápido: de acordo com a montadora italiana, ele atingiu a impressionante marca de 220 km/h! Jornalistas da época, no entanto, garantem que o máximo que eles viram foi de 213 km/h – uma marca expressiva da mesma maneira.
Leia mais
O Turbo Tempra foi a resposta da Fiat a um mercado que parecia cada vez mais interessado em carros esportivos. E a aposta funcionou, apenas veja que o modelo tem uma legião de fãs até hoje.
Especialistas da época elogiaram o todo como um todo. Mais do que velocidade, o Tempra Turbo trouxe novos itens de conforto e conveniência, o que o colocou acima de seu principal concorrente da época, Chevrolet Omega CD.
O preço também merecia um destaque: era muito alto, mesmo para os padrões da época. Mas era muito alto? E quanto ele valeria hoje, com a correção da inflação? O Visual digital agora responde a essas perguntas com a ajuda de Calculadora de cidadãosdo banco central.
Um pouco de história
- Antes de falar sobre os valores, vale lembrar um pouco da trajetória deste clássico.
- Tempra nasceu na Itália em 1990 e chegou ao Brasil quase dois anos depois.
- Em 1993, a Fiat atualizou seu carro, em uma versão que veio antes do turbo e entrou na história.
- O TEMPRA 16V atuou como carro de segurança no Grande Prêmio Brasileiro da Fórmula 1 naquele ano.
- Foi a última vitória de Ayrton Senna em solo brasileiro.
- E o modelo Ele carregou um de nossos maiores ídolos de todos os tempos através das faixas de interlatos.

- O templo do Turbo estreou em 1994, embora já fosse considerado um modelo de 95.
- Tinha 8 válvulas 2.0 motor e vinha com turbocompressor Garrett T3.
- O pacote gerou 165 cavalos de potência, além da velocidade máxima de 220 km/h.
- O mais impressionante, no entanto, foi a aceleração: fez de 0 a 100 em 8.2s!
- Impressionantes também foram os opcionais, bastante luxuosos para os anos 90.
- Começando com o ar condicionado digital programável, que foi um dos primeiros no Brasil.
- O carro também pode trazer itens como assentos de couro elétrico com ajuste de altura e suporte lombar, freios ABS e espelho retrovisor interno fotocrômico.
- Ou seja, estamos falando de um tipo de carro nacional de luxo.
E o preço?
Como temos mostrado aqui em Visual digitalO carro nunca foi barato no Brasil. Pelo contrário, quase sempre era um item quase de luxo aqui.
E não foi diferente com o Turbo Temp. Um relatório de 1994 da revista Auto -esport Isso mostra que seus valores giravam em torno de US $ 34.000. Outros lugares falaram a US $ 40.000 no lançamento.
E, sim, os valores estavam em dólares, mas isso não influenciará nossa conta. No início do Plano Real, em 1994, nossa moeda e a moeda americana eram Parelhas, ou seja, 1 dólar no valor de 1 real.
Corrigindo esse valor pelo IPCA, a taxa de inflação oficial do país, um templo do Turbo custaria o equivalente a R $ 262.494,28 hoje (se levarmos em consideração os 34.000). Ou o inacreditável R $ 466.338,02 (se começarmos a partir dos 40.000 das vezes).

A conta é ainda mais assustadora se levarmos em conta a proporcionalidade do salário mínimo. Em 1995, o mínimo era de US $ 100. Ou seja, você precisaria de 400 salários para pagar um turbo tempra!
Sim, esses 40.000 podem até parecer curtos hoje (em termos de carro), mas quando colocamos a inflação na conta, temos a verdadeira medida de quanto o item realmente pesava nos bolsos das pessoas na época. O tempra, neste caso, era realmente luxo.
Deseja saber quanto custaria outro produto antigo hoje? Deixe sua sugestão nos comentários! Para fazer isso, basta entrar no clube parece digital!