10.2 C
São Paulo
domingo, agosto 10, 2025

Com a inflação, quanto custaria hoje um Tempra Turbo (1995)?

TecnologiaCom a inflação, quanto custaria hoje um Tempra Turbo (1995)?


Os amantes da velocidade (mais de 30, 40 anos) devem estar lembrando com carinho o Fiat Tempra Turbo, o “Carro do Ano” de 1995, de acordo com a revista Quatro Rodas. O modelo também recebeu o título de “veículo mais rápido do Brasil”.

E foi muito rápido: de acordo com a montadora italiana, ele atingiu a impressionante marca de 220 km/h! Jornalistas da época, no entanto, garantem que o máximo que eles viram foi de 213 km/h – uma marca expressiva da mesma maneira.

Leia mais

O Turbo Tempra foi a resposta da Fiat a um mercado que parecia cada vez mais interessado em carros esportivos. E a aposta funcionou, apenas veja que o modelo tem uma legião de fãs até hoje.

Especialistas da época elogiaram o todo como um todo. Mais do que velocidade, o Tempra Turbo trouxe novos itens de conforto e conveniência, o que o colocou acima de seu principal concorrente da época, Chevrolet Omega CD.

O Tempra era um tipo de carro de luxo da Fiat no início dos anos 90 – Imagem: Stellantis/Divulgação

O preço também merecia um destaque: era muito alto, mesmo para os padrões da época. Mas era muito alto? E quanto ele valeria hoje, com a correção da inflação? O Visual digital agora responde a essas perguntas com a ajuda de Calculadora de cidadãosdo banco central.

Um pouco de história

  • Antes de falar sobre os valores, vale lembrar um pouco da trajetória deste clássico.
  • Tempra nasceu na Itália em 1990 e chegou ao Brasil quase dois anos depois.
  • Em 1993, a Fiat atualizou seu carro, em uma versão que veio antes do turbo e entrou na história.
  • O TEMPRA 16V atuou como carro de segurança no Grande Prêmio Brasileiro da Fórmula 1 naquele ano.
  • Foi a última vitória de Ayrton Senna em solo brasileiro.
  • E o modelo Ele carregou um de nossos maiores ídolos de todos os tempos através das faixas de interlatos.
Na última vitória de Senna no Brasil, os fãs invadiram a pista e o ídolo foi resgatado por Safety Car, um fiat tempra, que desfilou com o piloto pela janela – imagem: reprodução/redes sociais
  • O templo do Turbo estreou em 1994, embora já fosse considerado um modelo de 95.
  • Tinha 8 válvulas 2.0 motor e vinha com turbocompressor Garrett T3.
  • O pacote gerou 165 cavalos de potência, além da velocidade máxima de 220 km/h.
  • O mais impressionante, no entanto, foi a aceleração: fez de 0 a 100 em 8.2s!
  • Impressionantes também foram os opcionais, bastante luxuosos para os anos 90.
  • Começando com o ar condicionado digital programável, que foi um dos primeiros no Brasil.
  • O carro também pode trazer itens como assentos de couro elétrico com ajuste de altura e suporte lombar, freios ABS e espelho retrovisor interno fotocrômico.
  • Ou seja, estamos falando de um tipo de carro nacional de luxo.

E o preço?

Como temos mostrado aqui em Visual digitalO carro nunca foi barato no Brasil. Pelo contrário, quase sempre era um item quase de luxo aqui.

E não foi diferente com o Turbo Temp. Um relatório de 1994 da revista Auto -esport Isso mostra que seus valores giravam em torno de US $ 34.000. Outros lugares falaram a US $ 40.000 no lançamento.

E, sim, os valores estavam em dólares, mas isso não influenciará nossa conta. No início do Plano Real, em 1994, nossa moeda e a moeda americana eram Parelhas, ou seja, 1 dólar no valor de 1 real.

Corrigindo esse valor pelo IPCA, a taxa de inflação oficial do país, um templo do Turbo custaria o equivalente a R $ 262.494,28 hoje (se levarmos em consideração os 34.000). Ou o inacreditável R $ 466.338,02 (se começarmos a partir dos 40.000 das vezes).

Imagem: Reprodução/Banco Central

A conta é ainda mais assustadora se levarmos em conta a proporcionalidade do salário mínimo. Em 1995, o mínimo era de US $ 100. Ou seja, você precisaria de 400 salários para pagar um turbo tempra!

Sim, esses 40.000 podem até parecer curtos hoje (em termos de carro), mas quando colocamos a inflação na conta, temos a verdadeira medida de quanto o item realmente pesava nos bolsos das pessoas na época. O tempra, neste caso, era realmente luxo.

Deseja saber quanto custaria outro produto antigo hoje? Deixe sua sugestão nos comentários! Para fazer isso, basta entrar no clube parece digital!



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

stuart broad archives | swiftsportx. Pencil | mzansi taal. business law the law to know.